Dicas para fazer um churrasco gostoso e barato

Mantenha a tradição do churrasco com a família com essas dicas de ouro para confraterniza sem gastar muito

Com as altas nos preços fica difícil curtir um churrasco

Um churrasco no final de semana sempre é bem vindo, mas com os preços altos dos alimentos fica difícil fazer. Confira algumas dicas de um churrasco mais em conta.

Churrasco de frango

O frango é uma ótima alternativa para um churrasco gostoso e mais barato

Pinterest

Ingredientes

1 frango inteiro 1 copo (americano) de vinagre de vinho branco 3 dentes de alho Sal grosso a gosto 1 colher (sopa) de salsinha Shoyu a gosto

FreePik

Modo de preparo

Primeiro, limpe o frango e lave-o bem. Na véspera, deixe o frango marinando com todos os temperos, virando algumas vezes para ficar bem temperado. Quando for preparar, coloque o frango em uma grelha, ou, se preferir, em um espeto duplo e coloque alto (cerca de 50 cm) na churrasqueira, com a pele para cima.

Pinterest

Modo de preparo

Pincele um pouco de molho shoyu ou molho inglês para ficar com uma bela cor dourada (se sobrar tempero da marinada, pincele também).Asse o frango, sem virar, até amaciar (em média 1 hora). Quando ele estiver cozido (para ter certeza, espete o peito ou a coxa com um garfo.

Pinterest

Modo de preparo

Se a carne estiver macia e não sair nenhum líquido, é porque está no ponto), vire o lado da pele para o fogo e coloque mais perto da chama, apenas para dourar. Depois de pronto, corte-o em pedaços e sirva.

Pinterest

Maionese com legumes

Maionese com legumes: deliciosa, barata e cai perfeitamente bem no churrasco

iStock

Ingredientes

1 kg de batatas cortadas em cubos pequenos 3 cenouras médias cortadas em cubos pequenos 1 punhado de vagem cortada grosseiramente 1 lata de ervilhas em conserva 1 lata de milho em conserva 3 ovos ½ xícara (chá) de azeitonas verdes picadas 1 cebola ralada

shutterstock

Ingredientes

3 dentes de alho picados ½ maço salsinha picadinha 1 limão 3 colheres (sopa) de azeite 1 pote de maionese de 500 g ½ lata de creme de leite ½ pacote de queijo ralado 1 envelope de tempero pronto a sua escolha 1 maçã pequena cortada em cubos Sal e pimenta a gosto

FreePik

Modo de preparo

Corte a batata, a cenoura e a vagem em cubos e coloque-os na panela de pressão e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo até que fiquem tenros, mas não totalmente cozidos (cerca de 20 minutos). Cozinhe os ovos, descasque-os e pique grosseiramente. Reserve. Escorra a água dos legumes e deixe-os esfriar.

Guia da Cozinha

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a cebola, o alho, o limão, o azeite, o sal, a pimenta, a salsinha e o tempero pronto. Misture tudo e junte os legumes, a azeitona, o milho, a ervilha e a maçã. Misture cuidadosamente e, se necessário, ajuste o sal. Por último, adicione a maionese e o creme de leite. Sirva em um refratário e salpique o queijo ralado por cima.

Luana Ribeiro

Farofa caseira

Um bom churrasco pede uma farofa caseira

iStock

Ingredientes

1 e ⅔ de xícara (chá) de farinha de mandioca torrada ⅓ de xícara (chá) de óleo 3 colheres (sopa) de cebola picada 1 colher (sopa) cheia de manteiga 3 dentes de alho amassados (se não gostar muito de alho, use 1 ou 2) 1 colher (café) de colorau Sal a gosto

Reprodução/Instagram

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo e adicione a cebola. Refogue até que ela fique transparente. Adicione o alho e refogue até dourar levemente. Acrescente a manteiga e deixe-a derreter. Acrescente o colorau e misture.

Panelinha

Modo de preparo

Em seguida, adicione a farinha aos poucos, mexendo sempre. Misture continuamente por cerca de 3 minutos, para “cozinhar” a farinha e a farofa não ficar com gosto de crua. Adicione o sal, mexa novamente e depois é só servir.

Luana Ribeiro

Vinagrete

O vinagrete fica pronto rapidinho e vai muito bem como acompanhamento no churrasco

iStock

Ingredientes

2 cebolas grandes 2 tomates ½ pimentão verde ½ xícara (chá) de cheiro verde ½ xícara (chá) de vinagre 1 xícara (chá) de azeite 1 colher (sobremesa) rasa de açúcar Sal a gosto

Comitê do Umami/Divulgação

Modo de preparo

Pique a cebola, o tomate, o pimentão e o cheiro verde. Em seguida, transfira para uma tigela e adicione o vinagre, o azeite, o açúcar (para quebrar a acidez do vinagre) e o sal. Misture tudo muito bem e leve à geladeira por 1 hora. Sirva em seguida.

shutterstock