Feijão preto com bacon e linguiças paio e calabresa

Prepare um saboroso feijão completo para o final de semana; confira a receita

Ingredientes

1kg de feijão preto 2 litros de água filtrada para molho 3 litros de água filtrada para cozinhar 100 gramas de bacon em cubos 250 gramas de linguiça paio 250 g linguiça calabresa 6 folhas de louro 30 ml óleo 2 cebolas medias 1 cabeça de alho

Reprodução/Pixabay

Passo 1

Deixe o feijão de molho em água filtrada dentro da geladeira de um dia para o outro. Tire a pele das linguiças e fatie a calabresa em rodelas e o paio em fatias na diagonal, desta forma ficarão mais fáceis de serem identificadas depois de cozidas. Reserve.

Reprodução/Instagram

Passo 2

Troque a água do feijão e leve para cozinhar com as linguiças fatiadas e as folhas de louro em panela de pressão por 45 minutos - aproximadamente - com pressão ou 3 horas de cocção em panela comum. É o tempo suficiente para cozinhar os grãos.

FreePik

Passo 3

Enquanto o feijão cozinha descasque as cebolas e o alho e pique. Reserve. Depois de 45 minutos de pressão, desligue o fogo e deixe a panela esfriar até perder toda a pressão.

socesp

Passo 4

Agora já com os grãos cozidos, a função será apurar o caldo. Em uma frigideira quente coloque o óleo e depois o bacon para selar e derreter um pouco da sua gordura. Junte a cebola, em seguida acrescente o alho. Mexa bem até dourar e exalar o aroma. Tire uma concha do feijão que esta apurando e coloque nesta frigideira para misturar com o bacon, alho e cebola.

Dulla

Passo 5

Deixe cozinhar ali por 1 minuto e então volte esse feijão temperado para a panela. O feijão deve cozinhar por mais 30 minutos para que o caldo apure e fique mais espesso. Neste momento é importante mexer de vez em quando o caldo, pois o feijão e as carnes podem descer na panela e queimar. Corrija o sal e a pimenta-do-reino e sirva.

iStock