No Dia Mundial do Pão, confira seis dicas para fazer a receita em casa

Chef Léo Oliveira explica como fazer um pão de padaria em casa

Dica 1: A preparação precisa ser feita com calma

Uma das principais dicas para se obter sucesso na sua receita é o tempo. "São várias etapas a seguir desde o início da separação dos ingredientes até o pão assar. E todas elas são fundamentais para um bom resultado final. Para que um pão tenha qualidade, ele precisa de tempo, precisa fermentar devagar", explica a Chef Léo Oliveira.

Reprodução/Instagram

Dica 2: Usar a quantidade certa de ingredientes

A receita precisa ter seus ingredientes balanceados entre as quantidades e proporções, para que o pão saia fofinho e não desande. Por exemplo, se for colocado fermento além do necessário, o pão vai encher de ar e continuar fermentando além do tempo correto. o erro pode causar até má digestão após o consumo.

Reprodução

Dica 3: Preste atenção na hidratação da massa

O segredo do pão perfeito está também ligado à sua hidratação, quanto mais hidratada a massa estiver, maiores são as chances do resultado ser satisfatório. "

Pexels

Dica 4: é preciso sovar a massa de maneira eficaz

De acordo com a Chef Léo Oliveira, não há segredos para sovar a massa, a importância está em fazer movimentos firmes e constantes. "O ponto principal que devemos nos preocupar é se a massa está aquecida demais, por isso sempre trabalhamos nas padarias com águas geladas, ao contrário do que muitas pessoas fazem em casa, colocando água aquecida para o fermento agir rapidamente.... ", completa a Chef.

Unsplash

Dica 5: Escolha a farinha ideal para a sua receita

Uma grande dúvida de quem se arrisca na hora de fazer uma receita caseira, é na hora de escolher a farinha perfeita para a sua receita. "A melhor farinha para pães é a farinha mais forte com alto teor de glúten. O glúten é basicamente composto por proteínas, por isso dizemos que quanto mais proteína tem na farinha mais forte ela é", diz chefe.

shutterstock

Dica 6: A temperatura do ambiente pode ajudar na sua massa

Engana-se quem pensa que a receita perfeita depende apenas do tempo e de bons ingredientes. "A temperatura do ambiente influencia diretamente no crescimento da massa, 2 ou 3 graus a mais ou a menos podem alterar a velocidade da fermentação. O ideal é se atentar à quantidade de fermento que colocamos: se o tempo estiver muito quente vale a pena diminuir em 10% da quantidade de fermento da receita.

Rafaela Rissoli