Aprenda a fazer a lasanha de bacalhau com molho branco da Rita Lobo

Siga a receita clássica com um toque criativo da Panelinha para o Dia das Mães

Diferencie na lasanha de domingo com a receita de Rita Lobo
Foto: Panelinha
Diferencie na lasanha de domingo com a receita de Rita Lobo

Que tal surpreender sua mãe preparando pra ela um almoço diferente e delicioso? Esta lasanha de  bacalhau  da Panelinha, da Rita Lobo, é perfeita para ocasiões especiais, como o Dia das Mães. A receita leva duas horas de preparo e serve 6 porções. 

Você precisará de 500 g de bacalhau dessalgado . Para prepará-lo, é recomendado deixar o peixe coberto por água até 72 horas antes do cozimento, trocando a água a cada 8 horas. Confira! 

Ingredientes


  • 500 g de bacalhau dessalgado, desfiado, congelado 
  • 2 litros de leite 
  • 1 cebola 
  • 1 dente de alho 
  • 7 colheres (sopa) de manteiga 
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo 
  • 1 folha de louro 
  • Raspas de 2 limões-sicilianos 
  • Cebolinha francesa a gosto 
  • Noz-moscada ralada na hora a gosto 
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Modo de preparo


Leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, adicione o bacalhau, a folha de louro e deixe cozinhar por 15 minutos – o bacalhau vai descongelar e cozinhar ao mesmo tempo. Enquanto isso, prepare o molho bechamel. 

Numa panela grande, coloque 6 colheres (sopa) da manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a farinha e mexa por 2 minutos – essa mistura, chamada roux, vai engrossar o molho. Desligue o fogo e acrescente 1 litro do leite de uma só vez. Misture bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo alto, junte o restante do leite e mexa com o batedor de arame até ferver. 

Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando até engrossar. Atenção: o molho não deve ficar muito grosso, ele termina de espessar no forno. Desligue o fogo e tempere com noz-moscada e sal a gosto. Transfira o molho para uma tigela, raspando bem o fundo da panela (se tiver muito molho grudado, passe uma água para limpar, vamos usar a mesma panela para refogar o bacalhau). 

Assim que estiver cozido, passe o bacalhau por uma peneira e deixe escorrer bem a água – caso os pedaços estejam muito grandes, desfie. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e fatie fino a cebolinha. 

Leve a mesma panela (não precisa lavar) ao fogo médio para derreter 1 colher (sopa) de manteiga. Acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até murchar. Junte o alho e mexa  por 1 minuto para perfumar. Acrescente o bacalhau, tempere com pimenta-do-reino e misture bem. Deixe cozinhar por 2 minutos.

Desligue o fogo e misture a cebolinha picada e as raspas de limão. Regue com 1 ½ xícara (chá) do molho bechamel e misture bem. Prove e acerte o sal. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.


Para a montagem


Ingredientes

  • 200 g de massa seca para lasanha
  • 1 ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado


Modo de preparo


Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe um refratário de 25 cm x 35 cm. 


Para montar a lasanha: Preencha o fundo do refratário com cerca de 1 ½ xícara (chá) do molho bechamel. Faça uma camada de massa sobre o molho, cubra com metade do recheio de bacalhau, polvilhe com parte do queijo parmesão ralado e regue com um pouco mais do molho. 


Continue alternando camadas de massa, com recheio, molho e parmesão ralado. Cubra a última camada de massa com o restante do molho bechamel – é importante que a massa fique completamente coberta por molho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até gratinar. Sirva a seguir.