Da família do pão de queijo: aprenda a fazer a chipa da Rita Lobo

Com mais queijo e formato diferente, a chipa é uma delícia e tem textura diferente

Mais firme e com mais queijo, a chipa é deliciosa
Foto: Reprodução/Panelinha
Mais firme e com mais queijo, a chipa é deliciosa

Passou por um mercado e viu uma comida semelhante ao pão de queijo, mas com formato diferente? Essa é a chipa, comida que pertence à culinária paraguaia! A prima do nosso pão de Minas Gerais tem a forma de uma “ferradura”, é igualmente saborosa e fez bastante sucesso aqui no Brasil. A receita da Panelinha, de  Rita Lobo é perfeita para acompanhar o seu café da manhã ou da tarde. 


A diferença entre o pão de queijo e a chipa é, justamente, a quantidade de queijo. Mesmo tendo a mesma base de polvilho, a chipa apresenta uma textura diferente por levar mais do ingrediente. O tempo de preparo é de 2h e rende 40 unidades! 


Ingredientes


  • 500 g de polvilho doce 
  • 3 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado fino (cerca de 400 g) 
  • 1 colher (chá) de sal 
  • 2 ovos 
  • 1 xícara (chá) de leite 
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente


Modo de preparo


Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Forre 2 assadeiras retangulares grandes com papel manteiga. (Se as assadeiras forem antiaderentes, não precisa forrar.)

Numa tigela, bata levemente os ovos com um garfo – apenas para misturar.

Numa tigela grande, misture com as mãos o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos e amasse com as mãos, até formar uma farofa grossa.

Adicione metade do leite e amasse novamente. Vá adicionando o restante aos pouco e trabalhe a massa até que desgrude dos dedos. Atenção: talvez você não precise colocar todo o leite; caso passe do ponto, e fique muito mole, junte mais um pouco de polvilho.

Como alguns queijos são mais salgados que outros, prove e ajuste o sal, caso haja necessidade. Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Faça a bolinha com as mãos e, em seguida, enrole na bancada limpa, com movimento de vaivém, até formar um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura. Em seguida, transfira para a assadeira e dê o formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa. 

Leve ao forno e deixe assar por 15 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.

Como congelar e descongelar 

Você pode congelar as chipas, elas vão direto do congelador para o forno preaquecido. Para isso, modele e coloque as chipas cruas numa assadeira, cubra com filme e leve ao congelador por pelo menos 2 horas para firmar. Transfira para sacos plásticos e conserve por até 3 meses. Para assar, preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta) transfira as chipas congeladas para uma assadeira, leve ao forno e deixe assar por 25 minutos. Sirva a seguir.