Banoffee: não erre no preparo dessa sobremesa deliciosa

Chefs ensinam tudo o que você precisa saber para preparar a torta de banana com doce de leite que é sobremesa do momento

Banoffee é uma delícia e você deveria tentar fazer em casa!
Foto: Reprodução
Banoffee é uma delícia e você deveria tentar fazer em casa!


Banoffee  definitivamente conquistou o paladar dos brasileiros. Feita com ingredientes populares, a torta de banana com doce de leite e creme tem uma apresentação linda e um sabor divino. A sobremesa é perfeita para um almoço de família ou para um café da tarde mais elaborado.


O chef Melchior Neto e os culinaristas do Receitas Nestlé Luke Fischer e a Miriam Chagas, ensinam a seguir tudo o que você precisa saber sobre o preparo do banoffee para não errar na receita. 

Qual a melhor banana para o banoffee?

Melchior Neto recomenda usar a banana no preparo da torta. Ela  geralmente é mais doce e maior do que a banana prata. 

Para a massa, menos é mais

A massa é essencialmente feita de biscoitos mais básicos, como os biscoitos de maisena. No entanto é também possível fazer a base com outros sabores de biscoitos. "O biscoito de leite maltado, por exemplo, é muito saboroso e deixa a receita ainda mais gostosa", diz o chef. 

Para a massa não parecer pedra, preste atenção para a gordura

Se tem medo de que fique dura, lembre-se que é preciso respeitar as quantidades de cada ingrediente. "É preciso respeitar tudo, mas especialmente a gordura, no caso a manteiga. É importante se atentar à temperatura da manteiga indicada no preparo. Além disso, prestar atenção ao tempo de forno para que a base não asse muito e fique dura ou queime", diz Miriam. 

Melchior também indica prestar atenção na gordura na massa. "O que garante a crocância da massa é a gordura da manteiga misturada com o biscoito. A dica aqui é montar a massa na forma e levar para o freezer por uns 20 minutos e depois direto para o forno pré-aquecido a 180º. Esse choque térmico vai deixar a massa ainda mais crocante, mas é importante ficar atento quando a massa começar a dourar precisa sair do forno para não endurecer demais", indica. 

Para o doce de leite, aposte no caseiro!

Ambos funcionam muito bem na receita, mas fazer o próprio dá um toque caseiro a mais. "A qualidade do doce de leite interfere totalmente no resultado da receita. Se o doce de leite pronto for de qualidade e não tiver a textura arenosa o sucesso é certo! Mas é possível preparar um na pressão", diz Melchior.

Você viu?

"É importante se atentar aos pontos e texturas de cada um. Os de mercado são mais fluidos e tendem a escorrer após o corte do doce. Já o cozido na panela de pressão garante o ponto ideal para o banoffee", diz Miriam. 

Para fazer o doce de leite na pressão, veja os passos:

É preciso retirar o rótulo da lata. Agora, coloque a lata de pé na panela de pressão e cubra totalmente com água, tomando cuidado para não transbordar a panela. 

Feche bem e leve ao fogo até que comece a pegar a pressão para, só então, começar a contar o tempo – 15 minutos (doce de leite cremoso); 30 minutos (ponto ideal para recheio); 50 minutos (doce de leite de corte). 

Após o tempo escolhido, desligue o fogo e espere até que toda a pressão saia antes de abrir a panela. Retira a lata com cuidado utilizando um pegador e só abra após ela ter resfriado por no mínimo 30 minutos.

Para o creme, o ponto é de chantilly

Seja nata ou até o chantilly comprado, o ideal para a torta é ter um creme no ponto de chantilly. "Ambos funcionam para obter um creme tipo chantilly e cobrir sua Banoffee. Há também o chantilly pronto que facilita no preparo", diz Luke.

"É possível obter um chantilly excelente com o Creme de Leite Extra Cremoso, basta gelar sua lata por no mínimo 12 horas e bater o creme com 3 colheres de sopa de açúcar na batedeira em velocidade alta, por cerca de 4-5 minutos, até que ele fique firme. Em seguida é só espalhar pela Banoffee pronta e já pode servir", indica Miriam. 

"O creme precisa ter um sabor neutro para equilibrar com a doçura do doce de leite e a banana. Pode ser o chantilly feito com creme de leite fresco ou a nata batidos até dar o ponto, nesse caso é bom evitar as misturas prontas para chantilly pois possuem muito açúcar", diz Melchior.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do Banoffee fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 

 Você viu?