A maionese precisa de uma base, um óleo e algo ácido
shutterstock
A maionese precisa de uma base, um óleo e algo ácido


Preparou o seu  hambúrguer vegano  e me casa só tem maionese convencional? Faça sua própria maionese vegana. Utilizando um óleo vegetal de sua preferência, algo para dar acidez e uma base é possível fazer maioneses sem usar nenhum produto de origem animal, com consistência e sabor incríveis. 


O iG Receitas reuniu três receitas deliciosas de maionese vegana: uma com base de tofu , outra com leite de castanha de caju e outra com abacate. Confira e deixe seus lanches muito mais gostosos.

Maionese de tofu

O óleo é o ingrediente que determina a textura da maionese
shutterstock
O óleo é o ingrediente que determina a textura da maionese


Com apenas quatro ingredientes e um liquidificador, você terá esta maionese de tofu perfeita. A receita utiliza vinagre ou suco de limão e ela pode durar alguns dias na geladeira.

Ingredientes:

  • 250 g de tofu
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher e 1/2 de sopa de vinagre de maçã (ou suco de limão)
  • 1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura lisa e cremosa. Experimente e ajustes os temperos a seu gosto, se necessário.

Maionese de leite de castanha

Com leite de castanha como base, você pode temperar do jeito que quiser
shutterstock
Com leite de castanha como base, você pode temperar do jeito que quiser


Na receita de A Casa Encantada, com leite de castanha como base, um óleo e limão para dar acidez.  Você pode colocar outros temperos e criar sabores para a maionese. 

Ingredientes:

  • ½ xícara de Leite de castanha de caju gelado – 125 ml
  • 1 colher de sopa de Suco de limão
  • ½ colher de chá de Sal
  • 1 xícara de Óleo de girassol gelado

Modo de preparo:

Coloque no liquidificador o leite de castanha, sumo de limão e sal. Tampe e bata em potência baixa para misturar. Sem desligar o liquidificador, tire a tampa central e cubra parcialmente a abertura com um pano de prato, no começo espirra bastante.

Adicione aos poucos e bem devagar o óleo gelado em fio. A maionese não vai engrossar gradualmente, mas de repente. Quanto mais óleo colocar mais consistente fica a maionese. Comece colocando 1 xícara, se necessário acrescente mais.

Transfira para um pote de vidro com tampa e armazene na geladeira por até duas semanas.

Dica: você pode usar outro óleo vegetal de sabor neutro, como milho ou soja não-transgênicos.

Maionese de abacate

A maionese de abacate é a mais prática
Reprodução
A maionese de abacate é a mais prática


Na receita de plantte, o abacate é a base e também a parte de gordura do alimento. O bom é que você não precisa de óleo para fazer a maionese, então é só bater abacate, suco de um limão e temperos ao seu gosto!

Ingredientes:

  • 1 abacate
  • Suco de um limão
  • Sal à gosto

Modo de preparo:

No liquidificador ou no processador de alimentos: basta adicionar todos os ingredientes e bater até obter a consistência de um creme bem liso. Para as quantidades que indicamos aqui, use aparelhos com os copos pequenos para facilitar.

Na mão: não é a maneira ideal, pois é mais difícil de deixar o creme bem liso, porém, caso queira, você pode amassar e bater bem os ingredientes na mão. A maionese ficará com um aspecto mais rústico, mas ainda assim deliciosa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!