Que tal um docinho diferente? Faça donuts em casa!

Apesar de parecer complicado, o doce americano que viralizou nas redes sociais é fácil de fazer. Basta seguir as dicas da chef Bruna Comin

O donut, aquele doce americano que sempre aparece nos filmes e desenhos animados está cada vez mais popular no Brasil.  Trata-se de uma opção perfeita para quem quer um doce diferente. Além disso, é muito versátil, já que permite usar várias coberturas.


Segundo a chef Bruna Comin, o donut pode ser assado ou frito. "Tradicionalmente, ele é frito, mas você pode fazer no forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos e verificar o ponto com um palito de dente", aponta. 

Donuts perfeito

Os donuts são parecidos com os famosos sonhos de padaria, mas têm algumas diferenças
Foto: FreePik
Os donuts são parecidos com os famosos sonhos de padaria, mas têm algumas diferenças


As coberturas são diversas, você pode fazer uma cobertura com pigmento rosa e confeitos coloridos, como dos Simpsons, ou utilizar apenas canela e açúcar ou até cobertura de chocolate! Vai do seu gosto. Mas a massa base perfeita que rende de 30 a 35 donuts é com esta receita perfeita:

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 250 ml de leite
  • 1 1/2 colher de sopa de margarina
  • 1/2 xícara chá de açúcar refinado
  • 3 xícaras chá de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó (pode ser também 150 gramas do fermento biológico)

Modo de preparo:

Dissolva o fermento no leite morno. Esse detalhe faz toda a diferença, o leite não deve estar nem frio, nem quente demais. Acrescente os ovos, o açúcar, a margarina e, aos poucos, a farinha de trigo. Vá amassando com as mãos até obter uma massa homogênea e firme. Se a massa estiver mole demais, acrescente farinha. Se tiver dura demais acrescente leite. O ponto é quando desgrudar da mão.

Para o donuts perfeito, deixe ele descansar para crescer por 1 hora num local morno, não um local gelado. Faça uma bola com a massa e cubra com filme plástico.

Abra a massa numa superfície enfarinhada. O bom é uma espessura de 1,5 cm. Corte-a com diferentes diâmetros. Com um cortador faça círculos. Com um cortador menor, retire o centro de modo a formar rosquinhas. Se não tiver o cortador, use algo como um copo e uma xícara, que dê para fazer os dois tamanhos. Eu gosto de cortar o círculo grande com o cortador de 8 cm.

Asse em um forno pré aquecido a 180 graus e asse durante 30 minutos ou frite em óleo não muito quente até ficar dourado. Se fritar em óleo quente é possível que a massa fique crua. Depois disso é só decorar à gosto e servir.