Banoffee: aprenda a fazer essa perfeição de torta de banana com doce de leite

Essa sobremesa de nome chique caiu no gosto do brasileiro e é super fácil de fazer. Veja a receita e aproveite essa delícia na sua casa.

Imagine unir dois ingredientes versáteis e deliciosos em sobremesas. Pensou? Esse é o conceito do Banoffee: uma torta de banana com doce de leite e decorada com chocolate em pó e um creme de chantily fofinho.


Banoffee é uma delícia e você deveria tentar fazer em casa!
Foto: Reprodução
Banoffee é uma delícia e você deveria tentar fazer em casa!


Esta receita caiu no gosto dos brasileiros pois além de ser fácil de fazer, é uma delícia servida gelada. Para cozinheiros de primeira viagem é uma ótima opção para fazer e surpreender a família e os amigos. Se quiser, você pode fazer desde a receita original em um refratário comum, como em forma de torta, como na versão de pote. Sim, existe uma versão de pote e você pode fazer, tudo depende de adequar a quantidade dos ingredientes.


Os ingredientes são os mesmos: bolacha maisena, doce de leite, bananas, creme de leite e açúcar. Se quiser, você pode fazer seu  próprio doce de leite na panela de pressão. 

A receita da chef Malu Mello é feita em uma forma de fundo removível, para ser servida de um modo mais apresentável. Ela demora uma hora e meia para ficar pronta e rende 8 porções. A maior demora é para deixar na geladeira.

Ingredientes:

2 pacotes de bolacha maisena ou de baunilha
2 latas de leite condensado
1 cx chantilly pré pronto
70g de manteiga
50g de leite em pó
20g de cacau em pó
Forma fundo removível

Modo de preparo:

Triture os biscoitos no liquidificador ou processador. Coloque em um bowl. Acrescente 20ml de água e a manteiga. Faça uma massa com a ponta dos dedos.

Forre uma forma com fundo removível com a massa. Leve ao congelador por 30 minutos. Reserve. Leve as latas de leite condensado para uma panela de pressão. Adicione água. Cozinhe por uma hora após pegar pressão. Retire a pressão da panela e abra. Deixe as latas esfriarem antes de abrir. Preencha a forma com o doce de leite. Reserve. Bata o chantilly seguindo as informações do fabricante.

Adicione o leite em pó no meio do processo. Continue a bater até dar ponto. Coloque o chantilly por cima do doce de leite, modelando como preferir. Polvilhe o cacau em pó com o auxílio de uma peneira por cima do mesmo. Sirva gelada.