5 receitas de doces para quem está de dieta; tem até versão de Nutella

Todas as receitas são bem simples e levam poucos ingredientes

Tem momento que tudo o que você quer é um doce. Mas e a dieta? Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, há receitas de doces que levam ingredientes saudáveis e não deixam nada a desejar para as versões tradicionais. 

Quer um chocolate que caiba na dieta? Tem nessa lista de receitas de doces saudáveis
Foto: shutterstock
Quer um chocolate que caiba na dieta? Tem nessa lista de receitas de doces saudáveis

Leia também: Ganache de chocolate perfeita: 5 dicas para não errar na receita

A especialista indica procurar receitas de doces que levem  ingredientes naturais e sejam adoçados com o açúcar das frutas ou adoçantes de qualidade. Também vale trocar a farinha branca por outra de melhor qualidade, como a integral ou a de amendôas. 

E não há de errado sonhar com um docinho, até mesmo para aqueles que seguem a dieta à risca. Como lembra Renata, a glicose presente nas sobremesas é uma fonte de energia para o corpo, o que explica a “necessidade” que o organismo sente às vezes. 

A nutricionista ainda completa, dizendo também que há preferência pelo consumo desse tipo de alimento quando estamos mais cansados, estressados ou até mesmo após noites de sono ruins.

Seja qual for a sua razão para querer comer um docinho , separamos 5 receitas de doces saudáveis com a ajuda de Renata e também do aplicativo Freeletics. 

1. Chocolate caseiro saudável

Foto: shutterstock
Chocolate caseiro abre a lista de receitas de doces saudáveis e leva poucos ingredientes

Para começar, uma sugestão é apostar no chocolate feito em casa. A receita leva cacau, óleo de coco e mel para adoçar, além de um toque de essência de baunilha para dar um gosto especial. 

2. Muffins de frutas vermelhas

Foto: Divulgação/Freeletics
Muffins de frutas de vermelhas são feitos com farinha de amêndoas e ainda levam requeijão e proteína na massa

Para quem não vive sem um bolinho, esse muffin é bem-vindo, já que não leva farinha de trigo branca e ainda tem uma porção extra de proteína. 

3. Pasta de avelã saudável

Foto: Divulgação
Pasta de avelã combina com torradas, frutas e cabe na dieta

Não resiste àquele pote de Nutella no mercado? Faça a sua versão, muito mais saudável, da pasta de avelã. Ela leva apenas três ingredientes. 

4. Creme de cacau

Foto: Divulgação
Creme de cacau é uma espécie de mousse de chocolate

Essa receita nem vai ao fogo. Basta bater os ingredientes - avocado, cacau, mel e limão - e levar para gelar por uma hora antes de servir. 

5. Cajuzinho falso

Foto: Divulgação
Cajuzinho falso é feito com banana e pasta de amendoim

Docinho de festa é uma delícia, mas quase todos incluem leite condensado e outros itens bem calóricos na receita. Já essa versão entra a para lista de receitas de doces saudáveis porque é feita com bananas e pasta de amendoim. 

Veja como preparar cajuzinho falso