Na panela de pressão ou no fogão: dicas para não errar no doce de leite

Um dos doces mais populares do Brasil, o doce de leite também pode ser feito em casa

Já não é segredo que o doce de leite é um dos favoritos entre os brasileiros. O doce pode ser consumido puro ou em diversas outras receitas onde ele é usado como recheio, cobertura ou um acompanhamento. 

Leia também: 3 receitas de dadinhos de tapioca e sugestões de molhos para acompanhar

Foto: Reprodução/Flickr/Pátria Minas Restaurante
Apesar de utilizar apenas dois ingredientes, o preparo do doce de leite pode ser bem trabalhoso

Apesar de utilizar poucos ingredientes - leite e açúcar na versão tradicional e uma lata de leite condensado na receita feita na panela de pressão -, há alguns truques para acertar no preparo e deixar o doce de leite na textura certa e no ponto ideal para sua receita.

Para te ajudar, o iG Receitas conversou com a chef Cris Goulart, que separou 5 dicas para acertar no preparo do doce em casa. 

1. Método tradicional ou leite condensado na panela de pressão? 

Foto: Reprodução/Flickr/Olhareimagem
No fogão ou na panela de pressão, o doce de leite vai agradar a todos; veja diferenças

Para começar, a escolha do modo de preparo do doce de leite é fundamental. Quem busca algo prático vai preferir cozinhar leite condensado na panela de pressão (veja mais detalhes desse preparo abaixo). Já a versão considerada tradicional é uma mistura de leite e açúcar cozida no fogo e exige mais paciência. 

Segundo Cris, o sabor das receitas é semelhante, o que muda é o aspecto final. "Quando o doce de leite é feito artesanalmente, você consegue dar o tom da cor e da densidade'', fala a chef. 

2. Como fazer doce de leite na versão tradicional

Foto: Reprodução/Flickr/Carol Mafra
Fazer o doce de leite na versão tradicional exige paciência, porém o resultado é extremamente recompensador

A versão tradicional do doce de leite pode parecer trabalhosa, mas é a preferida por quem quer variar no ponto, obtendo um doce mais cremoso ou mais consistente. Isso vai depender do tempo de cozimento. 

A receita leva leite e açúcar  e exige paciência, por pode levar cerca de uma hora e meia para ficar pronta. 

3. Escolha do leite é fundamental

Foto: Reprodução/Flickr/Rogerio tomaz jr
De acordo com Cris Goulart, o leite integral fresco dá um resultado superior ao leite integral industrializado

Para o melhor resultado no preparo da receita, Cris recomenda que o leite escolhido seja o leite integral fresco, nada de leite industrializado! ''Não adianta tentar fazer o doce com leite tetra pack, o resultado vai ser muito frustrante'', alerta a chef.

Leia também: Versões de um clássico: aprenda 5 receitas do bolo de banana

4. Dica de ouro: mexa sempre!

Foto: Reprodução/Flickr/Daniel Figueiredo
O doce de leite queima com facilidade caso você pare de mexer, resultando na alteração do sabor da iguaria

''O maior erro que pode cometer é esquecer a panela no fogo sem mexer'', diz Cris. Se fizer isso, o doce de leite pode queimar no fundo da panela. ''Ele vai grudar no fundo e se isso acontecer, o gosto do queimado impregna em sua sobremesa, ou até ficam pequenos pedaços de queimado, descaracterizando sua aparência e seu sabor", avisa a chef.

5. E como fazer doce de leite na panela de pressão?

Foto: Reprodução/Flickr/Daniel Ares
O doce de leite feito com leite condensado na panela de pressão pode ficar com uma textura um pouco mais consistente, mas é igualmente deliciosa.

Caso o cozinheiro não queira ter tanto trabalho, a receita ainda pode ser feita de uma maneira bem simples, usando apenas leite condensado e uma panela de pressão.

Nesse caso, basta colocar uma lata de leite condensado , sem o rótulo de papel, na panela de pressão e cobrir com água até a lata ficar completamente submersa. O tempo de cozimento varia dependendo do ponto de preferência do cozinheiro. ''Quando feito por cerca de 40 minutos, o doce de leite fica mais clarinho, mas se cozinhar por mais de uma hora ele fica num tom mais café com leite'', explica Cris. 

Leia também: Pudim, cheesecake e mais: 5 receitas de "Romeu e Julieta" para adoçar seu dia

Além das latinhas, as caixinhas  de leite condensado também podem ser usadas na receita. ''É só embrulhar a caixa no papel alumínio e colocar na panela com 4 dedos de água acima dela'', orienta a chef.

Bônus: qual é a melhor maneira de armazenar o doce de leite? E por quanto tempo?

Foto: shutterstock
Recomenda-se armazenar a iguaria na geladeira

Já que a receita tradicional do doce de leite não leva nenhum tipo de conservante, não é recomendado guardar a iguaria por muito tempo. "Doces costumam durar bastante tempo, o açúcar é um conservante natural, mas creio que sem conservantes, não indicaria guardar mais que um mês na geladeira", afirma a especialista em culinária.

Série “Não erre”

As dicas de como fazer  doce de leite são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui: