Como cortar cebola sem chorar: aprenda três truques infalíveis

É possível amenizar o desconforto na hora de cortar a cebola! Veja algumas dicas que vão fazer toda a diferença

Se você já descascou ou cortou cebola, sabe como é inevitável controlar as lágrimas. O choro é consequência dos gases liberados pelo legume que, em contato com a água dos olhos, formam um ácido que irrita a região e, então, o choro vem. Felizmente, existem alguns truques para amenizar o problema e tornar a tarefa mais fácil.

Leia também: Descascar alho, tomate e mais: aprenda 4 truques para te ajudar na cozinha

Foto: shutterstock
Alguns truques podem amenizar na hora de cortar a cebola

Listamos abaixo três dicas para você adotar na cozinha e nunca mais chorar na hora de cortar a cebola . Confira:

1. Faca bem afiada

Garantir uma faca bem afiada é algo simples, mas que já faz toda a diferença. Quando a lâmina está cega, a cebola é “espremida” e libera o gás com ainda mais força e, consequentemente, você vai chorar ainda mais. Por isso, para evitar que as lágrimas escorram, mantenha as facas afiadas.

Leia também: Truque para descascar ovo em segundos viraliza na web; aprenda

2. Cebola gelada

Outra forma de evitar que o gás seja liberado enquanto você corta a cebola é deixá-la gelada. Existem algumas formas de fazer isso. Você pode deixar de molho em água gelada meia hora antes de cortar ou deixar de 10 a 15 minutos no congelador.

Há ainda quem indique que o segredo está em cortar a cebola dentro de um recipiente com água fria, mas sabemos que isso pode ser bem complicado.

Leia também: 9 dicas essenciais para quem vai cozinhar pela primeira vez

3. Ventilador ligado

Posicionar um ventilador ligado por perto também pode amenizar o desconforto ao cortar ou  descascar a cebola , já que o vento levará para longe o gás que causa a irritação nos olhos.

Link deste artigo: https://receitas.ig.com.br/2020-01-21/como-cortar-cebola-sem-chorar-aprenda-tres-truques-infaliveis.html