Qual a melhor forma de lavar panelas de inox, antiaderente e de cerâmica?

Chef Elzio Callefi, da Tramontina, ensina os cuidados que cada tipo de panela e revestimento precisa ter para prolongar sua vida útil

Fazer uma boa comida passa essencialmente por ter bons utensílios. Além de ter o conhecimento sobre qual o melhor alimento para cada tipo de panela , é importante saber como conservar esses utensílios para que eles durem mais e tenham plena eficiência.

Foto: shutterstock
É importante ter alguns cuidados para lavar panelas, cada tipo exige uma forma de limpeza

E para ajudar as donas e os donos de casa, o chef da Tramontina, Elzio Callefi, deu algumas dicas sobre como limpar as panelas feitas de inox, antiaderente e cerâmica para que a vida útil delas seja prolongada. Confira abaixo:

Panela de inox

Para conservar uma panela de inox é essencial saber utilizá-la no fogão. O chef indica que elas nunca devem ser submetidas por muito tempo ao fogo alto, porque muito calor acaba amarelando o material e diminuindo sua eficiência.

Para limpar, siga esses passos:

  • A parte verde da esponja pode ser usada no fundo e interior na panela;
  • A parte amarela, mais macia, é recomendada para as laterais;
  • Para reforçar o brilho, use saponáceo líquido ou pasta.

“Caso se formem manchas brancas no fundo da panela - que são depósitos de amido dos alimentos - esfregue rapidamente com uma solução ácida como vinagre e limão. Outro grande aliado do aço inox é a água quente - reforça o brilho tanto em panelas, como em talheres”, indica Elzio.

Panela Antiaderente

As panelas antiaderentes tem como princípio a facilidade de limpeza, porém é importante ter alguns cuidados.

  • Use a parte amarela, macia da esponja, para não danificar o revestimento;
  • Em caso de cheiro muito forte, deixe ferver uma água para soltá-lo;
  • Se a panela for de alumínio, esfregue use a parte verde da esponja para dar brilho. Internamente, não utilize materiais abrasivos. Prefira opções a base de nylon ou silicone.

Também é indicado fazer a  hidratação do revestimento antiaderente.  Com isso, evita-se que a camada antiaderente se solte e também siga sem "grudar" resíduos de alimentos. “A cada duas semanas, passe um pouco de azeite ou manteiga (gordura da preferência) na panela. Aqueça e deixe esfriar naturalmente. Depois disso, lave e guarde. Assim, evitamos que resseque e aumentamos a vida útil do produto”, fala Elzio.

Leia também: Confira dicas para lavar a louça de forma eficiente

Panela de cerâmica

O chef explica que para a limpeza das panelas  de cerâmica, os cuidados são os mesmos da panela antiaderente. Mas, por ser mais resistente, é possível esfregar o revestimento cerâmico com cuidado. Entretanto, não utilize esponjas muito abrasivas.

Link deste artigo: https://receitas.ig.com.br/2019-11-12/qual-a-melhor-forma-de-lavar-panelas-de-inox-antiaderente-e-de-ceramica.html