Difícil se acostumar com o arroz integral? Saiba como deixá-lo mais saboroso

Uma das dicas de ouro é inserir o alimento aos poucos na rotina; uma torta ou um bolinho de arroz integral, por exemplo, podem ajudar

Muitos fatores podem levar alguém a migrar do arroz branco para o arroz integral, mas é inegável que poucos são os que se acostumam com o sabor do tipo integral e não desistem no meio do caminho.

Leia também: Como fazer arroz? 4 dicas para você nunca mais errar

Foto: shutterstock
Está difícil se acostumar com o arroz integral? Uma das dicas de ouro é incluir ele na rotina aos poucos

Seja por problemas de saúde ou por querer emagrecer e ter um estilo de vida mais saudável, trocar o arroz tradicional pelo arroz integral é uma mudança que nem sempre o organismo aceita facilmente. Por isso, o iG Receitas apresenta dicas para tornar o alimento mais gostoso – para as pessoas que não curtem muito – e ainda melhor para aqueles que gostam do tipo.

Primeiro, vale ressaltar a diferença entre esses tipos de arroz. A chef Ivy Oliveira, da Camil Alimentos, explica que o arroz branco "passa por um polimento e, por isso, a película que fica entre a casca e o meio do grão é removida".

Essa película é fonte de vitaminas e fibras, e o integral não é submetido a esse processo de retirada, portanto, mantém suas propriedades. "O consumo de fibra é muito importante para manutenção do bom funcionamento intestinal e saciedade", diz Ivy.

Leia também: Vale a pena fazer arroz na panela de pressão? Chef explica vantagens e riscos

Um truque simples para não sentir tanta diferença entre os tipos de arroz , de acordo com a chef, é colocar cebola e alho refogados também no grão integral, uma vez que isso ajuda a conferir o sabor do tradicional. "Algumas orientações de preparo indicam apenas adicionar água e sal no cozimento", esclarece ela.

Agora, veja dicas de receitas com o arroz integral para colocá-lo aos poucos na rotina e se acostumar com o sabor.

Arroz integral básico

Foto: shutterstock
Arroz integral pode ser feito com um refogado de alho e cebola para ganhar mais sabor

A receita básica é simples e fica pronta em 30 minutos. Veja os detalhes: 

Torta de liquidificador de arroz integral e alho poró

Foto: shutterstock
Uma das formas de colocar o arroz integral na rotina aos poucos é colocá-lo na torta, por exemplo

A receita leva apenas 60 minutos e é uma deliciosa maneira de incluir o arroz integral no cardápio sem estranhar o gosto.

Bolinho de arroz integral assado

Foto: shutterstock
Que tal preparar um petisco com o arroz integral? Camil ensina a fazer esse bolinho; é rápido e fácil

A Camil Alimentos ensina o passo a passo de um bolinho de arroz bem fitness, que usa o tipo integral e dispensa a fritura.

Salada de arroz integral com frutas secas

Foto: shutterstock
Para ficar ainda mais saudável, escolha essa salada de arroz integral com frutas secas e se surpreenda com o sabor

Outra receita bem saudável é a de salada de arroz com frutas secas. Já falamos sobre os benefícios de incluir frutas nas saladas , e essa é ainda melhor pela quantidade de nutrientes em um único prato.