Como temperar e preparar um típico churrasco americano? Veja dicas

O "barbecue" pode ser mais adocicado ou mais defumado, dependendo da região dos Estados Unidos; saiba como a carne e variar o seu churrasco

Em um passeio por Winter Park, simpático distrito de Orlando, na Flórida, uma loja de temperos chamou a nossa atenção. Nela era possível provar todas as combinações disponíveis - os blends - e uma delas era inconfundível. Parecia que estávamos degustando um pedaço de carne. Era o tempero típico de um churrasco americano. 

Foto: shuttertock
Churrasco americano leva uma série de temperos bem diferentes do sal grosso ou sal de parrilla usados por aqui

Leia também: Como escolher carne para churrasco? Tire todas as suas dúvidas

Segundo Harrison Files, norte-americano da Flórida e atendente da "The Spice & Tea Exchange", que fica em Winter Park, em Orlando, esse é o tempero que quem é do sul mais gosta para fazer churrasco americano .

Foto: Aretha Martins/iG
Ingredientes do tempero típico de carne dos americanos da Flórida

O sabor tem um toque defumado e apimentado e é resultado de uma mistura de itens como páprica defumada, açúcar mascavo, sal, pimenta preta, sal marinho, chili em pó, pimenta chipotle, alho, cebola, noz moscada, tomilho, canela. 

Já quem seguir mais para o norte dos Estados Unidos, de acordo com o especialista em temperos, deve encontrar churrasco e carnes com sabores ainda mais adocicados. 

Leia também: Sal antes, furos e pressa: o que não fazer na hora de preparar um churrasco


Como temperar um típico churrasco americano

Para usar esses temperos, Files conta à reportagem que os americanos apostam em marinadas ou em esfregar as ervas e especiarias na carne bem altes de levar as peças ao fogo. Tudo bem diferente daqui do Brasil, onde os mestres churrasqueiros e chefs assadores defendem que o único tempero da carne deve ser o sal e ele deve ser adicionado apenas depois de retirar a carne da churrasqueira

Foto: shutterstock
É muito comum marinar a carne antes de colocá-la no fogo

"O jeito americano de cozinhar, principalmente se for um bife, normalmente é com marinada. Usamos um líquido, como azeite de oliva ou molho de soja, e adicionamos os temperos - normalmente sal, alho, pimenta e diferentes tipos de ervas. Isso ajuda a abrir o sabor, já que o sal contribui para intensificar o sabor", detalha o americano. 

Mas é preciso cuidado para não exagerar no sal. "Uma dica é comprar um mix de temperos que não contenha sal e adicionar a quantidade de sal que deseja separadamente".

A sugestão é deixar a carne um tempo nessa marinada. "O que eu faço se tiver todo o tempo do mundo para preparar a carne é deixá-la nessa marinada em torno de 1 a 2 horas. Depois disso, é só grelhar", comenta Files.

A outra maneira de fazer um churrasco com ares americano é apostar em cortes de porco, como costela, e esfregar o tempero na carne antes de levá-la ao fogo. Mesmo nesse caso, com um tempero seco, é preciso deixar a peça descansando para absorver o tempero antes de assá-la. 

Segundo Files, esse churrasco de porco ou de carne bovina, são os mais tradicionais da Flórida. E nada de pressa. "Geralmente é um cozimento longo e lento. Quanto mais a carne cozinhar, mais macia ela vai ficar e vai se desprender do osso", comenta o profissional. 

 Grelha x forno

Foto: shutterstock
Dependendo do corte e da quantidade de gordura, a carne vai para grelha, como churrasco, ou para o forno

Files ainda dá mais uma dica para acertar no preparo das carnes. Dependendo do corte, pode-se fazer na grelha ou no forno. 

"Geralmente eu grelho os meus bifes em uma temperatura muito alta e de maneira bem rápida", fala o americano.

"Se estou preparando um ribeye, que é uma carne bem gordurosa, eu faço na grelha. Mas se for um filé, algo com menos gordura, posso não fazer a marinada. Nesse caso, coloco um pouco de sal, pimenta, talvez um pouco de alho antes de levar ao fogo. Depois eu selo na frigideira e coloco essa panela no forno para terminar o preparo. Como tem menos gordura, dessa maneira a carne vai ficar mais macia", ensina.

Seja qual for o modo de preparo - do churrasco americano ou da carne no forno - , é fato que lá se usa mais tempero. E só esse tempero já traz o defumado e um leve adocicado à carne. Vale experimentar.  

*reportagem viajou à convite da Visit Orlando