Mesmo as receitas mais simples podem gerar dúvidas, mas se você tem dificuldades para cozinhar, não precisa se preocupar. O iG Receitas ajuda você com algumas dicas. Saiba, por exemplo, como fazer macarrão de maneira prática e sem erros.

Você tem dúvidas de como fazer macarrão? O iG Receitas vai te ajudar com algumas dicas para nunca mais errar nesse prato
shutterstock
Você tem dúvidas de como fazer macarrão? O iG Receitas vai te ajudar com algumas dicas para nunca mais errar nesse prato

Pensando nas dificuldades que as pessoas têm na cozinha, criamos a série a ser publicada toda quinta-feira para te ajudar com receitas simples. Na semana passada, trouxemos dicas de como fazer arroz . Agora, resgatamos dicas que o banqueteiro João Belezia e Beto Fernandes, do restaurante italiano Milano Doc, no Rio de Janeiro, já falaram ao iG sobre como fazer macarrão perfeito em casa. 

1. Preste atenção nas medidas

Use 1 litro de água filtrada para cada 100 gramas de massa. E atenção: macarrão não demora para cozinhar. Veja o tempo de preparo indicado na embalagem. 10 gramas de sal é a medida ideal para cada litro de água.  Mas coloque-o na água só depois de ela ferver, antes de acrescentar o macarrão. Se acrescentar antes, a água demora mais para esquentar. 

2. O ponto da massa é um aspecto essencial

Para saber se o ponto da massa está certo, corte um fio e observe se ainda é possível ver um ponto branco no meio. Está pronta quando ela estiver de uma cor só. Não é necessário acrescentar azeite ou óleo na água para que os fios fiquem soltinhos. O importante é cozinhar a massa em bastante água e mexer algumas vezes. Os fios grudam quando começam a cozinhar. Solte com ajuda de um garfo longo.

3. E se o macarrão não couber?

Use sempre panelas grandes, com mais altura do que diâmetro, e fogão de chama forte. Se o macarrão não couber inteiro na panela, não é necessário quebrá-lo. Deixe metade para fora e, assim que a parte imersa na água amolecer, ele irá escorregar. Além disso, mexer com um garfo também ajuda bastante no processo.

Não quebre a massa, caso o macarrão não caiba na panela
shutterstock
Não quebre a massa, caso o macarrão não caiba na panela

Leia também: 5 receitas para fazer na panela de pressão e não ter trabalho

4. Vai servir com molho à parte? Coloque azeite

Caso vá servir com o molho à parte, dissolva um pouco de manteiga ou azeite no macarrão. O mesmo serve para quando o macarrão for cozido para uso posterior.

5. Dê preferência à versatilidade

O espaguete á opção mais versátil. Com ele é possível servir do básico alho e óleo aos mais requintados e extravagantes molhos como, por exemplo, com frutos do mar, bacalhau e trufas. 

Você viu?

6. Resfrie a massa se não for servir de imediato

Se não for servir imediatamente, depois de pronta, é preciso resfriar a massa em água gelada. Caso contrário, escorra o macarrão e misture o molho desejado. Vale guardar um pouquinho da água de cozimento se precisar umedecê-lo depois. Guarde o macarrão refrigerado e, na hora de servir com seu molho de preferência, passe ele rapidamente por água fervente.

Massa fresca também pode ser uma boa ideia

Outra ideia para incrementar o prato do dia a dia é apostar na  massa fresca . É possível comprá-la em locais como rotisseries, mas aprender a fazer em casa é muito válido. Para a receita, que é super simples, você vai precisar de apenas farinha e ovos, e força para amassar a massa. Veja o passo a passo da receita de massa fresca

3 receitas simples de macarrão

Tendo em mente as dicas, pode aplicá-las em algumas receitas simples de macarrão, que separamos especialmente para você.

Macarrão gravatinha com escarola

Elaborado pela foodstylist Fabiana Badra, a receita de macarrão gravatinha com escarola, alho e pão crocante é prática e diferente, perfeita para surpreender. Aprenda a fazer a receita desse prato .

Salada de penne com legumes grelhados

A salada de penne com legumes grelhados também é uma receita da foodstylist Fabiana Badra. A receita leva cerca de 1 hora para ficar pronta. Veja o passo a passo da salada penne .

Macarrão com manteiga, queijo e ovos

A receita de macarrão com manteiga, queijo e ovos leva poucos ingredientes e é prática. Veja a receita e aprenda
Arquivo/iG
A receita de macarrão com manteiga, queijo e ovos leva poucos ingredientes e é prática. Veja a receita e aprenda

A receita de macarrão com manteiga, queijo e ovos é do restaurante Don Carlini Pasta & Co. É usada com massa curta (como tubetti, rigatone, mezze maniche e penne) e a preparação dura cerca de meia hora. Aprenda a fazer a receita do macarrão com manteiga .

Leia também: 6 receitas de micro-ondas que podem "salvar sua vida" na cozinha

Agora que você já sabe como fazer macarrão sem errar, é só colocar a mão na massa (literalmente) e preparar uma refeição deliciosa para você e para a sua família. Na próxima quinta-feira, o iG Receitas traz mais dicas para fazer receitas simples com perfeição.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!