Sextou! Vai uma cerveja?  Veja qual bebida combina com qual prato típico do frio

Sim, cerveja combina com fondue e até sopa! Basta escolher o tipo certo

Agosto já começa com tudo! A primeira sexta-feira do mês é conhecida como o Dia da Cerveja, a bebida que combina com sol e calor, mas também se encaixa com alimentos típicos do inverno. Ela é adorada no Brasil e no mundo, o suficiente para ter uma data específica só para enaltecer ainda mais seu sabor.

Leia também: Saborosas e rápidas! 6 receitas de mousse para você experimentar

Foto: shutterstock
Tão amada que precisava de uma data só para ela! A primeira sexta-feira de agosto é conhecida como Dia da Cerveja


É difícil abrir mão de tomar uma gelada até nas estações mais frias, então o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, listou alguns alimentos e pratos característicos do inverno que combinam perfeitamente com a bebida. Todas as dicas foram pensadas especialmente para você não ter desculpas para não sextar no Dia da Cerveja .

Chocolate

Foto: Divulgação
Chocolate também combina com cerveja. Segundo Alexandre Vaz, o tipo mais indicado nesse caso é o Porter


O chocolate está presente nos dias frios de diversas formas, como em mousses e bolos. Alexandre Vaz afirma que o estilo de cerveja mais indicado para consumir com o alimento é o Porter, que tem sabores e aromas bem equilibrados.

Pratos apimentados

Foto: Divulgação
Tacos, chilli e demais iguarias apimentadas, como as da culinária mexicana, se encaixam com cervejas Pale Ale


Chilli, taco, burritos e outros pratos apimentados se destacam ainda mais no inverno. O tipo ideal da bebida para harmonizar com iguarias mexicanas é a Pale Ale, que possui um sabor amargo leve e diferente das demais, fruto de um malte especial e do lúpulo selecionado.

Fondue

Foto: Divulgação
Cervejas puro malte Strong Ale são apontadas pelo mestre cervejeiro como bons acompanhamentos para fondue de queijo


A fondue já se firmou como uma das comidas mais tradicionais dessa estação do ano e possui diversas variações, incluindo algumas bem diferentes e criativas . Uma das receitas clássicas dessa iguaria é a fondue de queijo, que se encaixa com as cervejas puro malte Strong Ale.

Crème brûlée

Foto: Divulgação
Segundo Alexandre Vaz, a tradicional sobremesa francesa combina com cerveja de trigo frutada de framboesa


Crème brûlée é um doce francês que faz muito sucesso pelo mundo. A cerveja de trigo frutada de framboesa é a sugestão do mestre cervejeiro para acompanhar a sobremesa por conter moderado amargor e um pouco do sabor da fruta.

Sopa

Foto: Divulgação
Essa combinação parece bem improvável, mas o mestre cervejeiro garante que a cerveja combina com um bom caldo


A combinação parece pouco provável, mas Alexandre Vaz garante que é uma boa opção unir sopa à bebida. Ele afirma que para cada caldo há um tipo ideal de cerveja, e destaca que, no caso da sopa de caldo verde, por exemplo, a mais indicada é uma India Pale-Ale por equilibrar amargor com aromas acentuados.

Feijoada

Foto: Divulgação
Tradicional receita de inverno, a feijoada tem como cerveja indicada o tipo Wheat com laranja


A clássica feijoada é consumida em qualquer estação do ano e não fica de fora do cardápio de inverno. Segundo Vaz, uma boa opção para harmonizar a iguaria com a cerveja é investir no tipo Wheat com laranja, que, segundo ele, propicia um sabor único e diferente.

Essas sugestões fazem parte de uma série do iG Receitas que vai ao ar todas as sextas-feiras com opções gostosas para saborear no final de semana. Já apresentamos várias dicas, como opções de  lanches e de cheesecake . E nada melhor que combinar uma receita gostosa com a bebida ideal!

Leia também: Panela de arroz, airfryer e mais: eletrodomésticos que são aliados na cozinha

Sobre o Dia Internacional da Cerveja

O Dia da Cerveja , comemorado sempre na primeira sexta-feira de agosto, foi inventado por quatro amigos na Califórnia em 2007 e se tornou uma data fixa nos calendários de diversos países.