Como fazer pudim? Culinarista dá dicas para não errar mais

Para fazer o pudim perfeito é fundamental assar em banho-maria e respeitar o tempo no forno e na geladeira; veja outras dicas de como fazer a sobremesa

Pudim de leite é aquela sobremesa boa para qualquer ocasião, já que agrada quase todos os gostos. No entanto, saber como fazer pudim é uma dúvida frequente, afinal, apesar de simples, a receita exige longo tempo de preparo.

Leia também: De leite, pão, com ou sem furinhos: 9 receitas de pudim para adoçar sua vida

Foto: shutterstock
Apesar de ser uma sobremesa clássica, nem todos sabem como fazer pudim, já que exige algumas horas para ser preparado

Para te ajudar a não errar mais na receita clássica da sobremesa, conversamos com Miriam Chagas, culinarista de “Receitas Nestlé”, e pedimos algumas dicas de como fazer pudim de leite.

Esta é mais uma reportagem da série de dicas que publicamos toda quinta-feira de como não errar em pratos simples e clássicos. Relembre algumas:

Como fazer pudim

Foto: shutterstock/Reprodução
Assar em banho-maria e respeitar o tempo no forno e na geladeira é fundamental para fazer um pudim perfeito

A principal dica para a receita de pudim dar certo é prepará-lo em banho-maria. Dessa forma, ele vai assar de forma lenta e controlada, atingindo a textura ideal.

Com ou sem furinhos?

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre fazer o pudim com ou sem furinhos . Não existe certo ou errado, já que é uma questão de gosto e depende de cada cozinheiro. Miriam explica que é a temperatura do forno que determina a presença ou não dos furinhos. “Para quem deseja um pudim com textura lisinha, sem furinhos, é preciso levá-lo ao forno a 180º, por 1h30. Já quem gosta do doce com furinhos, deve cozinhá-lo ao forno a 220º, também por 1h30”, orienta.

Sem cheiro de ovo

Em alguns casos, o pudim pode ficar com bastante cheiro de ovo, o que pode incomodar. Para evitar, é necessário bater a mistura por pelo menos um minuto no liquidificador. Assim, ela ficará bem homogênea e sem cheiro de ovo.

Para tirar da forma sem erros

“Para desenformar o pudim perfeitamente, tem que aquecer rapidamente o fundo da forma para a calda de caramelo ficar levemente mais fluida”, explica. Depois, com cuidado, passar uma faca sem ponta (para não deixar ranhuras) em toda a lateral. Incline a forma levemente, apoie a faca sobre o pudim, fazendo entrar um pouco de ar. Apoie a forma sobre um prato de bordas altas, para o caramelo não escorrer, vire de uma vez e retire a forma com cuidado.

A culinarista alerta que o material da assadeira pode ajudar ou atrapalhar no resultado final do pudim. Materiais maleáveis, como o silicone, por exemplo, devem ser evitados, pois o pudim é extremamente sensível e pode rachar.

Por fim, é importante respeitar o tempo no forno e na geladeira até que o pudim esteja no ponto certo para ser desenformado.

Queimou, e agora?

Se você queimou o pudim, não precisa se desesperar. Miriam dá duas sugestões para salvar o prato. “Uma delas é retirar a parte queimada e, com cuidado, transferir para pequenos potes e fazer um pudim de colher . Nesse caso, fazer uma receita de calda para colocar por cima desse pudim de pote”, sugere.

A segunda opção é fazer um bolo-pudim de pote . Em potinhos, colocar uma camada de bolo da preferência esfarelado e intercalar com um pouco de pudim.

Receita de pudim

Foto: shutterstock
Clique aqui e veja a receita completa de como fazer pudim de leite condensado com calda de caramelo

A receita leva até oito horas ser preparada e rende 16 porções. Clique e saiba como fazer pudim de leite condensado com calda de caramelo .