Evite o desperdício de alimentos: confira duas receitas elaboradas por chefs

O desperdício de alimentos é um assunto bastante sério e que merece atenção; aprenda a acabar de uma vez com esse problema

Chefs ensinam a como evitar o desperdício de alimentos; confira receitas
Foto: Pixabay
Chefs ensinam a como evitar o desperdício de alimentos; confira receitas


Infelizmente, a questão do  desperdício de alimentos ainda é muito presente no Brasil. Em um País onde a falta de comida atinge milhares de pessoas, assuntos a fim de minimizar esse montante são mais do que necessários. Para isso, o iG conversou com dois renomados chefs de cozinha, Fred Caffarena e Gabriela Pegurier, que deram dicas e até receitas que aproveitam 100% dos alimentos utilizados nas receitas.

“Nós somos responsáveis por aquilo que cozinhamos e devemos respeitar e utilizar um ingrediente ao máximo”, salienta Caffarena. O chef apresenta a “filosofia 360”, na qual o prato deve girar em 360 graus, utilizando o máximo de todos os ingredientes. O resultado? Economia e sustentabilidade de sobra, além de evitar o  desperdício de alimentos .

Segundo ele, uma dica é trabalhar com poucos ingredientes, já que isso facilita o processo para diminuir o desperdício e otimizar suas “sobras”. O que não pode faltar é criatividade e, por isso, a dica é deixar a cabeça fluir e se inspirar em todos os benefícios que os alimentos trazem. 

Leia também: Acabe com o desperdício de alimentos

O chef Fred Caffarena elaborou uma receita para demonstrar a questão dos 360 graus, em que ele utiliza todas as partes de um produto. A escolha da vez é a folha de beterraba, que pode ser encontrada em feiras livres, onde muitas vezes são desperdiçadas. Confira:

Sarma de folha de beterraba com polvo e arroz

O prato é finalizado com iogurte e sopa fria de beterraba e romã.

Foto: Chef Fred Caffarena
Evite o desperdício de alimentos reproduzindo esta receita deliciosa

Sarma

Ingredientes

  • 6 unidades de folha de beterraba (usar as grandes)
  • 15 ml de Vinagre de arroz 
  • 100gr de Arroz branco cozido 
  • 40 gr de Polvo cozido 
  • 20 gr de Talo de beterraba 
  • 50 ml de caldo do cozimento do polvo 
  • Sal
  • Pimenta do reino

Modo de preparo

  1. Escalfe as folhas de beterraba em água quente com sal e vinagre por 1 minuto. Resfrie em gelo;
  2. Em uma panela refogue os talos de beterraba, o polvo e o arroz. Coloque um pouco de caldo e reserve. Deixe esfriar para montar;
  3. Pegue a folha de beterraba e recheie com a mistura de arroz e polvo. Enrole bem, fechando as pontas (como um charuto de folha de uva ou repolho). Deixe na geladeira por doze horas antes de servir.

Sopa de beterraba fria com romã

Ingredientes

  • 500ml de suco beterraba
  • 20gr de açúcar
  • 5 ml de vinagre de arroz
  • Azeite
  • 50gr de melaço de romã
  • 6 gr de goma xantana.

 Modo de preparo

  1. Misture o suco de beterraba com açúcar e goma xantana e cozinhe por seis minutos. Deixe esfriar;
  2. Tempere com o azeite, vinagre e melaço de romã. Acerte sal e deixe gelar.

Montagem

Coloque a Sarma em um prato e cubra com a sopa gelada. Sirva acompanhado de iogurte.

Conservação

A chef Gabriela Pegurier explica que o maior truque para evitar o desperdício de alimentos é saber como guardá-los e refrigerá-los . Não deixar entrar ar, tampar bem e armazenar na geladeira ou no freezer são as principais dicas da chef.

Ela também afirma que é possível utilizar as sobras e rebarbas de legumes, partes que mais colaboram para o alto índice de desperdício de alimentos no Brasil, em sopas e temperos. “Tente reaproveitar os alimentos no dia seguinte, fazendo novas receitas. O arroz traz várias possibilidades, como um arroz de forno, um mexidinho e até um bolinho de arroz. Ou seja, basta transformar aquela comida em alguma outra coisa”, enfatiza Gabriela.

Uma ideia incrível para evitar o desperdício de alimentos e ainda comer de forma natural e saudável é utilizar o molho de tomate caseiro, no qual “além de reaproveitar os tomates, você ainda deixa de consumir aqueles industrializados. O melhor é que o molho caseiro pode ser conservado por até três meses no freezer”. Delicie-se na receita elaborada pela chef Gabriela Pegurier:

Molho de Tomate Caseiro

Foto: Caddah
Evite o desperdício de alimentos com uma receita simples e natural


Ingredientes

  • 2 kg de tomate maduro cortados ao meio, sem semente
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • Folhas de manjericão a gosto
  • Sal a gosto 

Modo de preparo

  1. Corte os tomates ao meio, retire a semente e a parte branca. Depois, corte cada metade do tomate ao meio novamente. No liquidificador, coloque a água e bata os tomates, colocando os pedaços aos poucos. Junte todos os demais ingredientes e bata novamente;
  2. Leve o molho em uma panela ao fogo médio por cerca de 20 minutos. Após esse tempo, o molho está pronto e pode ser utilizado em diversos preparos ou congelado em porções.

Depois destas receitas, o desperdício de alimentos com certeza será menor. Inspire-se nas ideias e as reproduza na sua casa!