No dia 13 de setembro é comemorado o dia da cachaça. Em 2016, a data é ainda mais especial, pois ela comemora 500 anos - ou seja, surgiu praticamente junto com o país. No início, a bebida era popular entre animais e escravos que trabalhavam nas fazendas, mas aos poucos deixou a senzala e entrou na casa grande, conquistando a todos até hoje.
Segundo a ABRABE (Assossiação Brasileira de Bebidas), hoje a cachaça , consagrada como brasileira, é apreciada mundo afora e cada vez mais desperta o interesse de seus consumidores. A bebida vem apresentando crescimento no mercado internacional e atualmente recebe o terceiro lugar entre os destilados do mundo. Além disso, aqui no Brasil está em segundo lugar no mercado de bebidas alcoólicas, atrás apenas da cerveja.
Para comemorar os 500 anos do destilado, que tal aprender algumas receitas bem saborosas que contenham a bebida entre seus ingredietes? Veja 8 receitas e comemore:
Afrodite

Começando pelas bebidas, que tal misturar o gosto forte da cachaça com o doce da abóbora ?
Separe 60 ml da bebida, 50 ml de suco de laranja ou tangerina, dois doces de abóbora, meio limão cravo ou Taiti, uma canela e rama pequena de 5 centímetros, 150 ml de água de gelo moído.
O drink e a calda são feitos separadamente e vão te refrescar ao mesmo tempo que adoçam.
Poseidon

Mais azedinho, o poseidon necessita de duas colheres de açúcar refinado, suco de meio limão e gelo moído, além do destilado.
Nesse caso, a receita é bem simples. Basta fazer a mistura em uma coqueteleira e bater tudo num liquidificador.
Perséfone

A Perséfone é uma mistura da cachaça com coco. A receita também é simples e precisa de 30 ml de água de coco, 6 balas de coco artesanais moídas, uma colher de suco de limão, 50 ml de suco de abacaxi natural e gelo em cubos.
Para esse drink também será necessário misturar os ingredientes em uma coqueteleira. O coco também pode ser usado na decoração.
Atolado de bode

Deixando os drinks de lado e apostanto nos pratos, o atolado de bode contém 20 ml do destilado e fica pronto em mais ou menos uma hora.
Além disso, a receita precisa de cabrito, vinagre de maçã, azeite, alho, sal e pimenta-do-reino.
Canoada de polvo e ostras

Você viu?
Para quem gosta de frutos do mar, o tempo que você leva para fazer o atolado é o mesmo para preparar uma deliciosa receita de canoada de polvo e ostras .
Serão necessários 400 gramas de polvo defumado, 200 gramas de champignon fresco, 100 gramas de minimilho em conserva, 80 ml da bebida, 30 ml azeite de oliva extravirgem, 50 gramas castanhas inteiras, 12 ostras cozidas, 400 gramas de arroz cozido e sal a gosto.
Risoto na cachaça com carne seca, banana-da-terra grelhada e couve

Que tal apostar em um deliciosa risoto feito a base da bebida, carne seca, banana-da-terra grelhada e couve? A receita é simples e rápida: são só 30 minutinhos para seu preparo.
Para a receita use manteiga, melado, bananas maduras, carne seca, cachaça envelhecida, cebola, arroz italiano, caldo de legumes, couve, queijo meia cura e sal.
Maminha com rôsti de mandioquinha e batata-doce

A maminha com rôsti de mandioquinha de batata-doce é feita em duas partes: a carne e o trio rösti.
A maminha é feita com o destilado, alho, cebola, toucinho, pimentão, tomates, folha de louro, salsinha e molho inglês. Para o trio rösti será necessário usar mandioquinha, batata-doce, cebola, salsinha, manteiga e sal e pimenta-do-reino.
Cheesecake com iogurte e manga em calda

A cachaça também pode dar muito certo na hora de preparar um docinho. No caso do cheesecake com iogurte e manga em calda , o destilado vem em pequena quantidade na hora de preparar a manga.
Além disso, a receita conta com uma massa, feita a base de biscoito maisena e o recheio de cream cheese, com açúcar, ovos e iogurte desnatado.