Tamanho do texto

O amendoim pode estar presente em vários tipos de receitas, como crepe, batidinhas alcoólicas e na conhecida paçoca

O amendoim é aquele grão crocante que pode estar presente em alimentos doces, salgados e em bebidas. Ele também é consumido sozinho: torrado , cozido e até mesmo cru .

Amado por muitos, o amendoim ainda traz benefícios à saúde. Segundo a nutriciosta Bárbara Rescalli Sanches, o grão pode prevenir doenças cardíacas graças as gorduras insaturadas presentes em sua composição. Além disso, os compostos do alimento ajuda a controlar os lipídeos sanguíneos, as atividades vasculares e a oxidação.

Amendoim
Reprodução/Pinterest
Amendoim


Os componentes do amendoim, como a fibra, proteína vegetal e cálcio, ajudam o corpo a funcionar bem. Consumido em baixa quantidade, o grão pode também ajudar no emagrecimento (mas você prestou atenção na parte do baixa quantidade, não é?). 

Quer aprender diversas maneiras de comer amendoim? Veja as receitas nos links:

Amendoim em pratos salgados

Em um simples rolinho de crepe com sobrecoxa de frango  é possível acrescentar amendoim e dar um toque especial ao prato. 

Rolinhos de crepe com sobrecoxa de frango leva amendoim no preparo
Arquivo
Rolinhos de crepe com sobrecoxa de frango leva amendoim no preparo


A receita com tomates, ovos, cebola, entre outros ingredientes, exige duas colheres de sopa de amendoim torrado e triturado. Na hora do preparo, basta refogá-lo junto com o frango, a cebola e o sal.

Amendoim em pratos doces

Na hora que bate aquela vontade de comer um doce, a paçoquinha de colher  é uma ótima opção. Além de ser uma delícia, a sobremesa é bem simples de se fazer: 30 minutos é o tempo suficiente para prepará-la. 

Para fazer a paçoquinha, você vai precisar apenas de 2 latas de leite condensado, 2 ovos, manteiga e amendoim, é claro. É só juntar tudo em uma panela e ser feliz.

Paçoquinha de colher é uma delícia de amendoim
Arquivo
Paçoquinha de colher é uma delícia de amendoim


Amendoim em bebidas 

Para quem aprencia uma boa bebida alcoólica e é fã de amendoim, aqui vai uma receita de batidinha de paçoca . É só bater os ingredientes, que incluem vodca, cachaça e leite condensado, no liquidificador e em 5 minutos sua bebida está pronta. 

Cuidado com as receitas de amendoim

É importante tomar cuidado com o grão. O alimento pode ser contaminado por Aspergillus flavus e A, que forma toxina causadora de câncer, segundo a nutricionista Barbara Sanches. 

Para algumas pessoas, os cuidados devem ser ainda maiores. A nutricionista explica que tem gente que pode desencadear algum tipo de alergia por conta do consumo do amendoim. Bronquite, asma, sinusite, hiperatividade, problemas de pele, sono irregular, vontade de urinar no meio da noite, dores de cabeça e colites estão entre os problemas. Para quem não tem alergias, o consumido é liberado! Só fique de olho para não exagerar nas calorias. 

    Leia tudo sobre: Receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.