Tamanho do texto

Saiba como harmonizar seu almoço de dia dos pais com cervejas artesanais que combinam até com a sobremesa

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Para celebrar a data, muitas famílias gostam de preparar um almoço especial para o patriarca, mas a escolha do cardápio  sempre deixa uma dúvida no ar.

Almoço completo de dia dos pais harmonizado com cervejas
BeerCards/Reprodução
Almoço completo de dia dos pais harmonizado com cervejas

Ano após ano, inovar nas receitas pode ser algo díficil, mas não impossível. Já pensou em fazer almoço harmonizado com cervejas?

"Na produção de cervejas temos diversas variáveis de ingredientes e processos. Graças a isso, temos quase que infinitas possibilidades de aromas e sabores. Cervejas mais amargas ou doces, alcoólicas ou suaves, cervejas com especiarias ou frutas. E todas elas podem ter elementos diferentes para harmoniza com os mais diversos pratos da gastronomia mundial", diz Samuel Hoshino, Beer Sommelier da Brasil Kirin.

O expert ainda comenta sobre os variados estilos e sabores de cerveja, agradando a todos que estiverem na mesa para saborear. "Cervejas são como músicas, alguns estilos tem uma maior aceitação do que outros. Mas o importante na cerveja, assim como na música, é encontrar os estilos que mais lhe agradam. Como uma dica, comece com cervejas mais suaves e faça uma progressão para cervejas mais fortes e extremas. Acostume seu paladar e descubra novos sabores", diz Samuel.

Veja as indicações do sommelier para deixar o seu almoço de dia dos pais - com entrada, prato principal e sobremesas - ainda mais especial: 

Entrada - Cerveja Japanese Rice Lager com bolinho de arroz frito

Cerveja Japanese Rice Lager, da Kirin Ichiban
Divulgação
Cerveja Japanese Rice Lager, da Kirin Ichiban


Para a entrada, um prato levemente salgado com sabor suave e uma cerveja igualmente suave e refrescante. Harmonizando por semelhança graças aos sabores de cereais provenientes do malte de cevada, equilibrados com um leve amargor

+ Receita: Bolinho de arroz

Prato principal - Cerveja Extra Ale com lombo de porco no molho honey mustard, acompanhado de batatas rústicas com alecrim

Cerveja Baden 5 Grãos Extra Ale, da Baden Baden
Divulgação
Cerveja Baden 5 Grãos Extra Ale, da Baden Baden

Para o prato principal, um prato mais intenso com sabor adocicado e picantes, combinando bem com o dulçor dos maltes especiais de uma extra ale, como a Baden 5 Grãos (Cevada, Trigo, Aveia, Quinoa e Amaranto) e equilibrado com um teor alcoólico mais acentuado.

+ Receita: Lombo de porco de panela com peras

Sobremesa 1 - Cerveja Dunkel com brownie meio amargo, acompanhados de uma bola de sorvete de creme

Cerveja Dunkel, da Eisenbahn
Divulgação
Cerveja Dunkel, da Eisenbahn

O amargor leve da cerveja Dunkel, lembrando notas de café e torrefação harmonizando com o chocolate do brownie e da bola de sorvete de creme.

+ Receita: Brownie 

Sobremesa 2 - Cerveja Strong Golden Ale com torta de maçã, acompanhados de uma bola de sorvete de creme

Cerveja Strong Golden Ale, da Eisenbahn
Divulgação
Cerveja Strong Golden Ale, da Eisenbahn

O sabor e aroma frutado da Strong Golden Ale, harmonizando com a doçura e especiarias da torta de maçã.

+ Receita: torta de maçã americana

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.