Tamanho do texto

A feijoada é um dos pratos mais famosos do país. Veja dicas e a receita completa para deixar o almoço ainda mais saboroso

Quem é de São Paulo já se deparou com este cenário: sair para almoçar na quarta-feira ou no sábado e ter a feijoada  como prato principal no restaurante. Uma boa receita de feijoada combina carnes e feijão preto e vai muito bem com uma caipirinha. 

Ficou com vontade? Veja algumas dicas para preparar em casa uma deliciosa receita de feijoada e deixar seu almoço de quarta-feira, ou sábado ou do dia que estiver com apetite, muito mais saboroso. 

A receita de feijoada brasileira é uma das mais populares do país
Reprodução/Instagram
A receita de feijoada brasileira é uma das mais populares do país


Escolha dos ingredientes

O primeiro passo para um bom prato é a escolha certa dos ingredientes. Você deve ficar atento ao tipo de feijão que vai usar. Opte pelo grão que tiver a casca bem brilhante. Esse feijão irá inchar durante o cozimento na panela de pressão e o resultado será mais suculento. 

Para as carnes, cuidado para desalgar antes do preparo. Deixe a carne seca de molho e troque a água algumas vezes antes de fazer a feijoada de fato. Incremente a receita com linguiça, como paio, e carnes de porco, como lombo ou costela . Essas proteínas geralmente não precisam de um preparo prévio. 

Passo a passo da feijoada

Prepapar esse prato requer um pouco de paciência. A feijoada leva mais de uma hora para ficar pronta. Para começar, leve o feijão e as parte do porco para a panela de pressão. Depois do cozimente, adicione linguiça e carne seca. 

Faça o tempero do feijão, com alho e cebola, em uma frigideira. Pegue uma colcha do feijão cozido, junte à mistura da frigideira e misture um pouco. Depois, volte tudo para a panela. O feijão continuará cozinhando e ganhará muito sabor. 

Receita de Feijoada completa, por Beth Branco
Divulgação
Receita de Feijoada completa, por Beth Branco


A chef de cozinha Beth Branco dá mais uma dica. Ela afirma que o feijão deve ser cozido com as partes do porco - orelha , rabo e língua - para que fique untoso. "Feijão com linguiça não é feijoada", brinca. 

+ Veja todos os  detalhes da receita de feijoada de Beth Branco

Acompanhamentos da receita de feijoada

Um dos melhores acompanhamentos para feijoada é a  farofa . Adicione bacon e tenha ainda mais sabor no prato.  Para quem gosta de um toque adocicado, a  farofa de banana  é uma ótima opção. 

Complete o almoço com arroz branco e couve refogada. Torresmos  também são muito bem-vindos no cardápio. 

Caipirinha para completar

Caipirinha é uma boa pedida para acompanhar a receita de feijoada
Divulgação
Caipirinha é uma boa pedida para acompanhar a receita de feijoada

A receita de feijoada vai bem com uma bebida refrescante. Uma cerveja gelada é a escolha de muitos. A caipirinha tradicional , que leva cachaça, limão e açúcar, também combina com esse prato. Para quem gosta de sair da mesmice, há também as opções de caipirinha de carmabola  e caipirinha de caju e limão , que também são bebidas leves e refrescantes. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.