Tamanho do texto

Não subestime o poder desse eletrodoméstico: Filipe Nascimento ensina a preparar receitas sem acender o fogão

O gnhocchi  é um prato da culinária italiana que ganhou o gosto dos brasileiros. Por aqui, virou o nhoque e ganhou diversas versões. A receita de nhoque  tradicional leva batatas, mas há preparo com outros tipos de tubérculos e combinações. 

Aprenda a fazer receita de nhoque no micro-ondas
Reprodução/Micro Sobrevivência
Aprenda a fazer receita de nhoque no micro-ondas

E fazer uma receita de nhoque é muito simples. Na dica de Filipe Nascimento, do Micro Sobrevivência, o prato fica pronto em poucos minutos no micro-ondas. Assista ao vídeo e aprenda (e também diverta-se com Filipe em sua versão minions). 


Íntegra da receita de nhoque do Micro-Sobrevivência

5 batatas asterix
sal
pimeinta do reino
queijo parmesão ralado
molho de tomate

Comece cozinhando as batatas. Para isso, faça furos nas batatas ainda com casque, coloque em um prato e leve ao micro-ondas por seis minutos na potência alta. Vire e deixe mais seis minutos. Filipe dá uma outra opção no vídeo, de cozinhar as batatas em pote alto. 

Descasque as batatas ainda quentes e amasse. Junte sal, pimenta do reino e queijo parmesão. Misture todo com as mãos. Se a massa não der ponto, coloque um pouco de farinha de trigo. Mas a dica é adicionar esse ingrediente por último, para que a massa não fique pesada. 

Depois, basta modelar a massa em pequenos pedaços. Para essa receita de nhoque, aqueça a água no micro-ondas por cinco minutos. Adicione a massa e leve de novo ao micro-ondas por mais cinco minutos. Finalize com o molho de sua preferência e mais um pouco de queijo parmesão ralado. 

Variando a receita de nhoque

Filipe usou queijo parmesão na massa, mas é possível reduzir esse ingrediente, dar o ponto com a farinha e usar o queijo como um recheio. Para isso, no momento de modelar a massa, abra-a em pequenos discos, coloque o recheio no centro e enrole como uma bolinha. 

Receita de nhoque pode levar molho vermelho, branco ou o que você preferir
Edu Cesar
Receita de nhoque pode levar molho vermelho, branco ou o que você preferir


Dicas para o nhoque perfeito

Alguns cuidados básicos na escolha dos ingredientes fazem toda a diferença na receita de nhoque. Filipe Nascimento sugere usar batatas asterix. Elas são as mais indicadas porque possuem baixa quantidade de água. E como "soltam" menos água, será preciso uma quantidade menor de farinha para conseguir o ponto e seu nhoque ficará muito mais leve. 

Outra dica é usar farinha nova e preparar a massa com as mãos, como no vídeo do Micro Sobrevivência. O chef Benny Burattini tem mais segredinhos para o nhoque perfeito

Outras receitas

Nhoque de ricota e espinafre
ig
Nhoque de ricota e espinafre

A receita tradicional é de batatas, mas você pode usar outros ingredientes para fazer a sua receita de nhoque. Uma versão mais leve é a receita de noque de ricota e espinafre . A batata também pode dar lugar a abóbora e virar um prato de  nhoque de abóbora com camarões . E que tal uma receita super colorida de  nhoque de beterraba assada com flores do campo e molho de brie

Veja mais receitas de nhoque

_______________________________________________________________________

Filipe Nascimento é colunista do Receitas do iG
Divulgação
Filipe Nascimento é colunista do Receitas do iG

*A concepção e apresentação do programa é de Filipe Nascimento, de 26 anos, que deixou a família no Guarujá, litoral paulista, para se virar sozinho na capital. Ele encontrou no micro-ondas um grande aliado para preparar refeições gostosas e resolveu mostrar suas habilidades - e suas tatuagens - no canal do Youtube "Micro Sobrevivência."


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.