Tamanho do texto

Chef Aline Guedes dá dicas para os churros perfeitos, sugere versões doces e salgadas e ensina como "emagrecer" a delícia

Churros estão espalhados por aí em diversos foodtrucks ou lojas especializadas. Para quem é do litoral de São Paulo, cresceu comendo essa delícia em carrinhos à beira-mar. E pode ser a tradicional versão com doce de leite ou até opções salgadas. 

Veja como fazer receita de churros em casa
Divulgação
Veja como fazer receita de churros em casa


A Chef Aline Guedes, da Caprichar, ensina todos os segredos para fazer em casa a receita de churros perfeitos. Separe a panela, um espaço no fogão e aproveite essa delícia. 

Receita básica de churros

250 ml de água
100 gramas de manteiga
15 gramas de açúcar
3 gramas de sal
150 gramas de farinha de trigo
3 ovos
Óleo para fritar
Açúcar e canela em pó a gosto

Preparo passo a passo: Em uma panela, misturar a água com manteiga, açúcar e sal. Levar à cocção. Deixar ferver. Acrescentar de uma única vez a farinha de trigo e cozinhar mexendo até que massa solte do fundo da panela. Retirar do fogo e levar à batedeira. Começar a bater em velocidade baixa e misturar os ovos aos poucos, de modo que a massa não fique muito mole.

Colocar a massa em saco de confeiteiro com bico pitanga. Fazer tirinhas com a massa e fritar em óleo quente suficiente para cobrir os churros. Passar os churros em açúcar ou açúcar com canela (opcional). 

Os recheios são os mais variados e vão do clássico doce de leite , chocolate, brigadeiro, nutella, paçoca ou o que preferir. Outra sugestão é fazer os churros em tamanhos menores e servir com sorvete. Veja a receita de mini-churros

A receita de churros pode ser incrementada com sorvete
Divulgação
A receita de churros pode ser incrementada com sorvete


A chef ainda fala alguns segredos para essa receita de churros. "Apesar de muito simples de ser feita, os itens que devem ser observados com cautela são a textura e o ponto da massa. Procure realmente agregar a farinha de uma única vez e mexer a massa constantemente ou esta desenvolverá pequenos grumos desagradáveis na degustação do produto", orienta.

"E além disso, não esqueça de colocar os ovos um a um na batedeira ou a massa pode ficar mole, não póssibilitando serem passadas no saco de confeiteiro e prejudicando também a textura final. A massa não pode ser parecida com o preparo de panqueca. Precisa ser mais parecida com massa de coxinha", completa.

Churros salgados

Aline Guedes ainda dá dicas para preparar receita de  churros salgados . "Basta usar a mesma receita anterior, apenas excluindo o açúcar. Ao invés de passar no açúcar após frito, ele pode ser passado em queijo ralado, gergelim, chia, orégano, etc. Os recheios podem variar entre queijos, carnes, frango, embutidos, patês e o que mais a criatividade de cada um ousar executar". 

Diversos tipos de churros

Churros espanhol é mais fino que o tradicional brasileiro e não tem recheio
Edu Cesar
Churros espanhol é mais fino que o tradicional brasileiro e não tem recheio

Essa sobremesa é tradicional espanhola e também muito consumida em alguns países da América Latina. Na Espanha, é consumido no café da manhã, e diferentemente das versões feitas no Brasil, originalmente é servido sem recheio e com formato mais fino. A massa é frita e em seguida passada apenas no açúcar e acompanhada por um doce. 

O chef Edber Mazzoni ensina ao iG Receitas a versão espanhola de churros com calda de chocolate  (foto acima). 

E o doce pode virar ainda outras receitas, como o bolo de churros , que ficou popular recentemente por aqui. 

Bolo de churros
Divulgação
Bolo de churros


Churros são uma delícia, mas podem acabar com a dieta. Pensando nisso, Aline Guedes tem mais uma dica. "Uma sugestão que reduz bastante o valor calórico da receita de churros, além de deixá-la mais saudável, é assar ao invés de fritar a massa. Quando fritos, o valor calórico dos churros praticamente triplica e além disso, o óleo em que são fritos. quando atinge o ponto de fumaça, acaba por desenvolver substâncias tóxicas nos alimentos". 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.