Tamanho do texto

A refeição intermediária, do meio da manhã, é uma alternativa criativa para realizar eventos pequenos

O termo brunch surgiu nos Estados Unidos como uma refeição intermediária entre o café da manhã (breakfast, em inglês) e o almoço (lunch, em inglês) e é uma refeição muito comum para eventos matutinos.

Veja os pratos e bebidas essenciais para um brunch bem feito
shutterstock/Reprodução
Veja os pratos e bebidas essenciais para um brunch bem feito

O brunch  é uma ótima opção criativa para eventos pequenos, com poucos convidados, e pode acontecer em diversos lugares. Realizar um piquenique como brunch no começo da manhã é uma alternativa para um aniversário em um dia ensolarado. Em locais fechados, é perfeito para um evento corporativo ou reunião de amigos.

Por mesclar as duas refeições, ele deve acontecer pela manhã, mas um pouco mais tarde do que o tradicional café - entre 10h e 12h - e pode conter alimentos tanto da primeira refeição do dia quanto do almoço. 

O primeiro passo para organizar qualquer evento é pensar no número de convidados e no local que será necessário para acomodá-los.

Entretanto, o mais importante e que causa mais dúvidas em um brunch é escolher o cardápio. Veja algumas sugestões do que servir:

Bebidas

Café com leite, sucos e chás são algumas das bebidas liberadas em um brunch
Divulgação/The Meatball House
Café com leite, sucos e chás são algumas das bebidas liberadas em um brunch

Por ser de manhã, as bebidas oferecidas devem ser: leite, café, chocolate e sucos. Para sair do básico e impressionar os convidados, invista em sucos diferentes com mistura de frutas como o de framboesa com gengibre , doce e refrescante. Com mais cara de vitamina, também tem a opção deste de  morango com leite de soja e granola .

Chás gelados  também são muito bem-vindos. E existem diversas versões da bebida: um bem cítrico, com  limão abacaxi e hortelã , ou um mais calmante, de erva cidreira e capim santo .

Bebida alcoólica

As bebidas alcoólicas podem ser inseridas no evento, mas depende muito do teor dele. Brunches que comemoram casamentos, por exemplo, pedem um brinde com espumante - não se esqueça de levar taças nesse caso.

De acordo o sommelier da importadora Vinea, Ivan Hannickel, é preciso ser criterioso na escolha da bebida alcoólica, pois a refeição mistura diversos tipos de comida. Para ele, um espumante seco, servido fresco, é perfeito para a ocasião e ainda serve para limpar o paladar entre os pratos.

Comida

Pao de queijo é uma comida muito adequada ao brunch
Divulgação
Pao de queijo é uma comida muito adequada ao brunch

Pratos doces e salgados fazem parte da refeição. Pense em um café da manhã americano ou de hotel, por exemplo, para se inspirar. 

Não pode faltar pão . Escolha diversos tipos de pães, desde os mais simples, como o pão italiano , até um mais sofisticado, como o pão de abóbora . E fazê-los em casa  dá um toque especial a seu evento. Os pães doces também são essenciais. Um  pão de banana com chocolate  deixará seus convidados com água na boca.

As tortas salgadas também têm seu lugar. Você pode improvisar em uma torta simples de liquidificador com atum e azeitonas  ou até fazer uma de  queijo com presunto de peru . Mas uma quiche de cebola caramelada  vai encantar a todos.

Escolha dois ou três sabores de bolos para servir. Podem ser os seus preferidos, ou aqueles que sabe fazer melhor.

Panquecas e waffles com geleia fazem um brunch americano perfeito
Edu Cesar
Panquecas e waffles com geleia fazem um brunch americano perfeito

Para um bom brunch americano, invista também nas panquecas  e waffles , com muitas opções de geleias para combinar.

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.