Tamanho do texto

Não subestime o poder desse eletrodoméstico: Filipe Nascimento ensina a preparar receitas sem acender o fogão

Não é fácil resistir a uma boa massa. E se a receita ficar pronta em minutos, melhor ainda. Essa é a ideia de Filipe Nascimento. Ele ensina duas versões de canelone que são feitas no micro-ondas: uma com massa tradicional e uma versão vegetariana, com berinjela

Aprenda a fazer canelone no micro-ondas
Reprodução
Aprenda a fazer canelone no micro-ondas

Canelone é uma massa preparada em formato cilíndrico, como um rolinho. Os recheios são variados, mas uma das pedidas mais clássicas é a ricota com molho de tomate .  Neste vídeo, Filipe usa presunto e queijo para rechear a massa tradicional. 


Leia a íntegra da receita tradicional

Para essa versão, você vai precisar de massa pronta para lasanha , presunto, queijo e molho de tomate, que pode ser a versão caseira  ou a pronta. Para comecar, pegue uma folha de massa. Recheie com uma fatia de presunto e uma de queijo e enrole.

Faça três rolinhos em um prato e cubra com molho de tomate , mas não exagere. Leve ao micro-ondas por três minutos em potência máxima.

Filipe ainda apresenta no vídeo uma receita vegetariana e bem mais light, que usa a berinjela como massa. O preparo é bem simples também.

Leia a íntegra da versão com berinjela

Para essa receita, comece pelo vegetal, retirando as extremidades e cortando-o em fatias finas. Para facilitar, use um fatiador. Tempere com sal e leve ao micro-ondas por cinco minutos na potência alta.

Como essa receita será vegetariana, o recheio escolhido foi queijo. Você pode incrementar com outros legumes, com abobrinha italiana.

Para finalizar, dobre a fatia de berinjela ao meio, cobrindo o recheio. Acrescente o molho de tomate e volte ao micro-ondas por dois minutos na potência máxima.

Variações

Uma ideia light de canelone é a versão com abobrinha
Divulgação
Uma ideia light de canelone é a versão com abobrinha

Seu canelone com massa tradicional de lasanha pode facilmente virar um rondele . O preparo é o mesmo. Depois de finalizado o prato, basta cortar o rolinho em fatias. 

Se estiver em uma pegada mais light, a abobrinha também é uma opção para ser usada no lugar da massa. Uma ideia é combinar o legume com cenoura e peito de peru - mas essa receita é feita no fogão

O molho da massa também pode variar. O canelone combina com molho branco  ou rosê. Deixe a criatividade rolar e incremente a receita com outros ingredientes. Apenas lembre-se de usar recheios prontos - ou semi-prontos - nos preparos no micro-ondas. 

_______________________________________________________________________

Filipe Nascimento é colunista do Receitas do iG
Divulgação
Filipe Nascimento é colunista do Receitas do iG

*A concepção e apresentação do programa é de Filipe Nascimento, de 26 anos, que deixou a família no Guarujá, litoral paulista, para se virar sozinho na capital. Ele encontrou no micro-ondas um grande aliado para preparar refeições gostosas e resolveu mostrar suas habilidades - e suas tatuagens - no canal do Youtube "Micro Sobrevivência."

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.