Tamanho do texto

A cítrica fruta tem vários nomes pelo Brasil e é ingrediente fundamental de doces, salgados e deliciosas bebidas

A bergamota é uma fruta típica do inverno. Ela é colhida de maio a agosto e, por isso costuma ser mais barata e ter opções mais bonitas nessa época.

Rica em vitamina C , a bergamota tem ação antioxidante e aumenta a imunidade, ajudando na prevenção de várias doenças: desde um simples resfriado e até mesmo o câncer. A fruta, que ajuda ainda na produção de colágeno e na manutenção dos tecidos corporais, pode ser muito versátil, encaixando-se bem em receitas doces, salgadas e diversos tipos de bebidas.

Você também já deve ter escutado, dependendo da região do País, diferentes nomes para essa fruta. A bergamota em algums lugares é conhecida como mexerica. E ela faz parte do grupo das tangerinas. Não importa o nome ou sua cidade, as receitas com essa fruta cítrica ficam deliciosas. 

Bergamota: fruta doce e cítrica, típica do inverno
Getty Images
Bergamota: fruta doce e cítrica, típica do inverno


Salgados

Pode parecer estranho, mas a fruta super doce pode ficar ótima em pratos salgados, principalmente pelo sabor cítrico que ela tem.

Que tal misturá-la com uma salada de folhas verdes ? Já é habitual encontrar algumas frutas como manga, uva passa e maçã em saladas , mas a bergamota também é uma ótima pedida. 

Salada de folhas verdes mistas com bergamota e molho de mostarda
Fabiana Badra
Salada de folhas verdes mistas com bergamota e molho de mostarda


Use as folhas de sua preferência - as recomendadas são alface e agrião - e coloque bergamota sem a película que envolve os gomos. Para incrementar a entrada, um molho de mostarda com mel, azeite e ainda o suco da tangerina deixam um sabor ainda mais especial.

A tangerina também fica ótima com peixes . Você pode dar um toque especial em sua receita de ceviche clássico  acrescentando o suco da bergamota junto ao de limão.

Experimente também a fruta com pratos quentes ! Um simples atum grelhado  pode ficar mais especial com um molho cítrico à base de mexerica e pimenta.

Atum grelhado com molho cítrico de bergamota e pimenta
Divulgação
Atum grelhado com molho cítrico de bergamota e pimenta


Doces

É possível também fazer sobremesas super gostosas com a bergamota. A mais trivial de todas é a clássica salada de frutas . A nossa receita ainda tem um toque especial de um molho de azeite com raspas de laranja.

Salada de frutas com calda de laranja e azeite
Reprodução/iG Receitas
Salada de frutas com calda de laranja e azeite


Já se você quiser um doce mais sofisticado e diferente, experimente a sopa de frutas amarelas com sorvete . Alem da bergamota, a sobremesa leva carambola, melão, manga e outras frutas, além de vinho espumante

Sopa de frutas amarelas e sorvete
Reprodução/iG Receitas
Sopa de frutas amarelas e sorvete


Bebidas

Quando falamos de bebidas com bergamota, temos diversas opções. Alcoólicas, não alcoólicas e até um chocolate quente cítrico , que além da tangerina, leva limão siciliano e licor.

Entre as receitas alcoólicas com a fruta, a principal é a caipirinha - e existem variações da tradicional. A caipirinha de bergamota com manjericão , ou a versão da bebida com saquê, uvas e abacaxi  e até a chamada caipirinha do oriente , com mel e hortelã.

Caipirinha de bergamota e manjericão
Divulgação
Caipirinha de bergamota e manjericão

Saindo das caipirinhas, ainda temos a jarra de Valença . Além da tangerina, a bebida leva, kiwi, maçã e espumante.

Existem também as variações não-alcoólicas das bebidas com tangerina. A tangerina especial  leva ainda amoras, cardamomo e manjericão na receita.

Frozen de bergamota com iogurte natural
Divulgação
Frozen de bergamota com iogurte natural

Por fim, uma mistura de bebida com doce que pode servir para várias ocasiões: iogurte, bergamota, açúcar e gelo para um frozen de tangerina  bonito e delicioso.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.