Tamanho do texto

Versátil, a semente típica das festas juninas fica bem em versões salgadas ou doces; Veja algumas receitas

Uma das sementes mais versáteis que existem é o pinhão . Muito popular no Brasil, existem diversas receitas com a iguaria: algumas usam a semente inteira, outras, processada, dando origem a uma farinha que pode até mesmo substituir a farinha de trigo ao fazer um pão de pinhão, por exemplo.

A polpa macia e energética do pinhão é composta sobretudo de amido. É rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. A semente apenas assada na brasa já é um ótimo prato, mas veja alguns pratos diferentes para ousar na próxima festa junina.

Entrada

Para entrada, uma salada diferente com pinhão. Além da semente, ela leva rúcula, cebola e até pancetta! Clique na imagem abaixo e aprenda a preparar:

Pinhão, pancetta com vinagrete, da chef Carla Pernambuco
Divulgação


Prato principal

Acompanhado de carne ou não, o pinhão também fica ótimo em diversas opções de pratos principais.

Como protagonista ao lado da carne seca, ele funciona super bem em um escondidinho delicioso com purê de mandioca. Saiba como fazer na imagem abaixo:

Escondidinho de pinhão
Reprodução


Outra opção de combinação do pinhão com a carne seca é em um estrogonofe . Aprenda a fazer:

Estrogonofe de pinhão e charque
Divulgação


Misture o pinhão com alcatra, bacon, linguiça e outras coisas para obter um delicioso entrevero . Veja detalhes do preparo no link abaixo:

Entrevero de pinhão
Denyse Porto


Doce

Se você achava que a famosa semente junina só ficava boa em pratos salgados, o brigadeiro de pinhão veio para mudar a sua opinião. Combine-o com leite condensado, creme de leite e chocolate branco para obter essa iguaria. Saiba como preparar clicando na imagem abaixo:

Brigadeiro de pinhão
Denyse Porto





    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.