Tamanho do texto

Olivier Costa inaugura o Reserva Brasil, em Pernambuco: "O Brasil sempre fez parte dos meus planos"

Olivier Costa é um dos mais importantes chefs e empresários de restaurante em Portugal, com grande projeção internacional. Desde muito cedo, sentiu que a cozinha era seu espaço natural e sua paixão.

Olivier Costa
Divulgação
Olivier Costa

Reconhecido pelo espírito empreendedor e capacidade de conceber novos conceitos e tendências na área, ele foi responsável pela criação de alguns dos mais emblemáticos e prestigiados espaços em Lisboa, com várias menções nos mais renomados guias e publicações internacionais.

O Grupo Olivier aceita o desafio diário de propor a seus visitantes uma invasão de sensações e sabores diferentes em espaços icônicos. Fazem parte desta família o famoso Olivier Avenida, o oriental Yakuza First Floor, o sempre ousado Guilty, o tentador K.O.B. e o gracioso Petit Palais. Além disso, o Grupo Olivier conta ainda com a participação nos restaurantes Reserva Cascais, no Hotel Albatroz, e, agora, inaugura o Reserva Brasil, no Sheraton Paiva Hotel, em Pernambuco.

Neste momento, Olivier está desenvolvendo um projeto em Lisboa que será apresentado em breve - e que vai certamente surpreender.

iG Receitas:  Você abriu seu primeiro restaurante ainda bem novo, por que sentia esse anseio em ter logo seu próprio restaurante?

Olivier Costa: Desde muito cedo que senti que a cozinha era o meu espaço natural e a minha paixão, tendo para isso contribuído, em muito, as influências dos meus avós e do meu pai. O golfe, que pratico desde os 9 anos, é outra das minhas grandes paixões, no entanto, o gosto pela cozinha falou mais alto. Aos 21 anos, abri o primeiro restaurante em nome próprio e, a partir daí, nunca mais parei. Foi inevitável, para além da minha paixão pela cozinha sou também empreendedor e criativo por natureza. 

Pratos garantem invasão de sabores e sensações
Divulgação
Pratos garantem invasão de sabores e sensações

iG Receitas: Em entrevistas anteriores, você conta que é bastante nervoso. O seu jeito na cozinha é parecido com o do seu pai? Qual foi a maior influência dele em sua carreira?

Olivier Costa: Sem dúvida nenhuma que o meu pai teve uma grande influência na minha carreira. O meu pai transmitiu-me a enorme paixão que tem pela cozinha e muito conhecimento. Na época do meu pai, não havia este interesse pelos chefs e pelas suas criações. Tinha de haver uma grande paixão, resistência e vontade de fazer acontecer. Foi esse espírito que o meu pai me transmitiu e é nisso que julgo ser parecido com ele. Daí a minha ansiedade: quero sempre fazer melhor e depois mais. 

iG Receitas:  No ano passado, você abriu o restaurante Reserva no Sheraton de Recife. Por que optou pela cidade em terras brasileiras? 

Olivier Costa: O Brasil sempre fez parte dos meus planos de internacionalização. Procurava já há algum tempo abrir um restaurante no país e surgiu essa oportunidade. 

iG Receitas: Quais são os seus restaurantes favoritos no Brasil e por quê?

Olivier Costa: O Figueira Rubayat é um dos meus restaurantes favoritos pela cozinha, pelo ambiente, pelo atendimento. É, sem dúvida, uma referência. 

iG Receitas: Tem algum chef brasileiro que gostaria de conhecer melhor o trabalho?

Olivier Costa: Sim, o do chef Olivier Anquier 

iG Receitas:  Os clientes brasileiros são diferentes dos clientes europeus?

Olivier Costa: São muito simpáticos, animados e gostam de experiências gastronômicas diferenciadas. Procuram perceber a cozinha do chef e reconhecem o trabalho. Adoro os meus clientes brasileiros. A minha cozinha tem muitas inspirações. Dentro do grupo, é no Olivier Avenida que podemos encontrar pratos com mais identidade portuguesa com uma seleção de peixes frescos da nossa costa e o tradicional bacalhau. No entanto, gosto de apresentar pratos com contemporaneidade, com uma visão mais atual em meio ao ambiente cosmopolita de Lisboa. Há uma diversidade de pratos nas nossas ementas, dificilmente não irá encontrar algo que adora.

Olivier Costa
Divulgação
Olivier Costa



    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.