Tamanho do texto

O chef e apresentador ensina até quem não tem habilidade com as panelas a receber bem no Natal

Decidiu ser anfitrião da ceia de Natal e não sabe se vai dar conta dos preparativos? Calma. Antes encomendar pratos prontos de algum restaurante, siga as sugestões de Carlos Bertolazzi, chef do Zena Caffé e apresentador do Hell's Kitchen, do SBT, para preparar uma mesa com pratos tradicionais e sem complicação. 

Durante uma ceia que preparou para convidados da Seara em São Paulo, Bertolazzi ensinou a fazer tender com molho adocicado de pimenta e uma versão do doce italiano Zucotto, mas à base de panetone, como sobremesa. Para facilitar a vida do cozinheiro, o chef sugere servir uma bonita tábua de frios como entrada.   

Entrada

Clique na imagem para ver a receita da tábua de frios
Reprodução/ Seara


Para que ninguém fique com fome até a ceia ser servida, tradicionalmente à meia-noite, a dica é montar uma tábua de frios. "Hoje a gente tem acesso a frios de qualidade como pastrami, copa... Fazer uma mesa com essas opções, colocar algo para acompanhar, é uma ótima pedida.", diz ele. 

Prato principal

Clique na imagem para ver a receita do tender
Divulgação

A sugestão de prato principal fácil e que combina com a data é o famoso tender, que o chef preparou com molho adocicado de pimenta. "É uma carne macia que já vem defumada e pré-cozida, é só tirar da embalagem e levar ao forno moderado. O mais trabalhoso é fazer o molho para servir junto com ele do que qualquer outra coisa.", diz Bertolazzi. 

Para acompanhar, cuscuz de quinoa ou outra opção neutra, que não interfira no sabor do tender. 

Sobremesa

Zucotto de panetone (clique na foto para ver a receita)
Reprodução

Uma boa ideia para a sobremesa é o Zucotto de panetone. A receita é uma adaptação do tradicional Zucotto italino, feito com pão de ló. "Além de muito simples de ser feito, é uma forma de deixar um panetone seco mais saboroso", diz Bertollazzi.

A combinação chocotone com sorvete de doce de leite é a mais indicada, mas a escolha fica de acordo com o gosto de cada um.




    Leia tudo sobre: Receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.