Tamanho do texto

Aprenda a fazer pão sem glúten de milho e ciabatta de grãos e sementes de Éric Kayser, que lança no Brasil o livro "Larousse dos Pães"

Sentir o cheirinho de um pão no forno invadindo a casa toda é um luxo possível. Mesmo para quem tem pouca habilidade na arte de fermentar e sovar. Mas, por favor, esqueça aquelas máquinas para fazer pão compradas em canais de venda.

No recém-lançado livro "Larousse dos Pães" (Editora Alaúde), Éric Kayser, um dos mais renomados padeiros da França, ensina truques e mostra o passo a passo de 80 receitas salgadas e doces com qualidade incomparável e que podem ser preparadas no forno doméstico.

Além de fotos de cada passo das receitas, a obra também mostra em detalhes a modelagem e a conservação dos pães e o padeiro ainda aponta as principais causas de alguns acidentes de percurso como por exemplo massa grudenta - pode ter sido excesso de água na massa ou água muito quente - , pão que não cresce - os motivos podem ser massa muito trabalhada e temperatura errada do forno - e baquetes curvadas - será que foi excesso de sova? 

Há pães para todos os gostos: tradicionais, especiais, à base de azeite, doces, orgânicos de fermentação natural, regionais franceses, viennoiserie (de Viena) e os famosos em todo o mundo. Mãos na massa e delicie-se! 

Abaixo, veja o passo a passo do pão sem glúten de milho: 

Pão sem glúten de milho de Éric Layser para 'Larousse dos Pães'
Divulgação
Pão sem glúten de milho de Éric Layser para 'Larousse dos Pães'



Ingredientes para 6 pães de cerca de 140 g:

220 g de leite

330 g de fubá

7 g de sal

60 g de manteiga

80 g de gemas

120 g de claras

20 g de fermento biológico fresco  

Modo de preparo: 

pão, pão sem glúten de milho
Divulgação
pão, pão sem glúten de milho

Em uma panela, junte dois terços do leite, o fubá, o sal e a manteiga . Deixe cozinhar em fogo brando durante 10 minutos, misturando energicamente, sem parar, com um batedor de arame (fouet). Quando a mistura adquirir a consistência de polenta , desligue o fogo e deixe esfriar.

Em uma tigela grande, bata as gemas até ficarem cremosas . Em outra tigela, desmanche o fermento no restante do leite .

Acrescente as gemas batidas ao fermento desmanchado no leite e misture, com um batedor de arame (fouet), até obter um creme homogêneo e aveludado. Aos poucos, adicione esse creme à polenta, batendo com um batedor de arame (fouet), até incorporar todos os componentes. Raspe as bordas da tigela para o meio e agregue à mistura.

Continuação do passo a passo do pão sem glúten de milho
Divulgação
Continuação do passo a passo do pão sem glúten de milho

Bata as claras em neve  Misture cerca de um quinto das claras batidas à massa, depois acrescente o restante e incorpore delicadamente com a ajuda de uma espátula .

Coloque uma assadeira na grade inferior do forno. Preaqueça o forno a 180 °C. Unte com manteiga seis miniformas de bolo inglês de cerca de 10 cm de comprimento. Com a ajuda de uma colher, preencha dois terços das miniformas com a massa. Alise a superfície .

Imediatamente antes de levar ao forno, despeje 50 ml de água na assadeira aquecida.

Deixe assar por 25 minutos.Desenforme os pães e deixe-os sobre uma grade até esfriarem.

Quer outra opção?  Clique aqui e veja como preparar o ciabatta de grãos e sementes de Éric Kayser.

Clique na foto e aprenda a fazer também ciabatta de grãos e sementes, outra receita de Éric Kayser
Divulgação




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.