Tamanho do texto

A famosa culinarista da televisão, que está lançando o livro “100 Receitas para Festinhas”, ensina truques infalíveis para quem quer virar um expert de forno e fogão

Aos 84 anos, mais de 20 dedicados também à televisão, Palmirinha Onofre encontra energia para nova empreitada. A culinarista está lançando mais um livro, “100 Receitas para Festinhas” (Ed. Alaúde – R$ 39,90), que reúne seus quitutes mais famosos para agradar convidados de todas as idades e em todas as ocasiões.

Palmirinha Onofre lança o livro “100 Receitas para Festinhas”
Divulgação
Palmirinha Onofre lança o livro “100 Receitas para Festinhas”

Entre as delícias que recheiam o livro, está a famosa receita de sonho que ajudou a culinarista a sustentar as três filhas quando eram pequenas. “Foi uma época difícil, mas com minha vontade e com esses sonhos, consegui pagar as contas da minha casa e me tornar quem sou hoje”, contou Palmirinha durante o lançamento da nova obra nessa terça-feira (29), em São Paulo.

Palmirinha diz que para fazer uma festa memorável, não basta caprichar nas receitas. “Monte uma mesa bonita, com uma bela toalha, taças e pratos bonitos e faça a comida com amor. Seu marido, filhos e amigos vão querer sempre estar na sua casa”, ensina com a doçura já conhecida da televisão.

Ela aproveita para ensinar 15 dicas infalíveis para quem virar um expert na cozinha, mesmo quem não tem intimidade com o fogão, e ainda ensina três receitas que estão no novo livro.

1. Sal demais 

.
Thinkstock/Getty Images
.


Exagerou no sal? Sem problemas, se for algum tipo de molho, basta acrescentar uma batata média ou uma cenoura média cortada ao meio. O legume irá absorver o excesso de sal e você pode até usar em outro preparado depois.


2. Muita pimenta?

Pimentas podem alterar o odor do corpo
Thinkstock
Pimentas podem alterar o odor do corpo


Se o problema é o excesso de pimenta, aposte em uma colher de café de açúcar. O doce vai amenizar bastante o ardido do condimento. E Palmirinha dá dica extra: se gosta de pimenta, prefira usar a dedo de moça. Ela é mais suave e deve ser usada retirando-se as sementes.

3. Temperos essenciais

Cebola: rica em flavonoides, ela tem propriedades anti-inflamatórias
Getty Images
Cebola: rica em flavonoides, ela tem propriedades anti-inflamatórias


Está na dúvida de quais temperos comprar na feira? Além de sal, aposte sempre na dupla alho e cebola. São versáteis e temperam quase todos os pratos, sem erro.


4. Molho branco sem pelotas

.
Edu Cesar/Fotoarena
.


Sabe aquele molho branco que sua mãe faz com amido de milho e que sempre que você vai repetir fica todo empelotado? Acabaram seus problemas. Palmirinha ensina que basta bater todos os ingredientes antes no liquidificador e, só então levar a mistura no fogo médio, mexendo sempre. Outra opção é dissolver o amido de milho em um pouco de leite, em temperatura ambiente, antes de colocar o mesmo no fogo.

5. Pão fofinho

.
Getty Images
.


Para fazer aquele pão caseiro fofinho, que só sua avó fazia, o truque está no fermento. Amasse bem a massa, cubra com um pano e leve para um local aquecido para descansar. O calor (pode ser do forno que está pré-aquecendo) ajuda a massa a crescer. Outra dica é preparar o fermento separadamente e deixá-lo crescer bem. Só quando ele estiver borbulhante, adicione aos outros ingredientes da massa, já previamente misturados e sove bem. É infalível!


6. Desenforme com sucesso

.
Edu Cesar
.


Está com dificuldade para desenformar pudim? O truque é não deixar esfriar. O pudim deve ser desenformado ainda morno. Já bolos, quando tem a massa mais úmida, a dica é forrar a assadeira com papel manteiga. É só puxar o papel com o bolo quase frio e ele vai sair inteirinho, com a maior facilidade.


7. Item essencial: um bom forno

.
Divulgação
.


O forno é um dos principais equipamentos para o sucesso de muitos pratos. Para não errar, sempre que a receita pedir forno médio, use a temperatura de 150ºC. Se for uma receita de 40 minutos, deixe a massa cozinhar por 25 minutos em 150ºC e depois aumente o forno para 180ºC nos 15 minutos finais. Isso fará a massa ficar cozida por dentro, e douradinha e crocante por fora. Nunca faça o contrário. Atenção: abaixar a temperatura do forno no meio do processo vai fazer seu bolo murchar e a massa ficar crua e sem graça.


8. Kit básico para começar a cozinhar

carne de panela
Edu Cesar/Fotoarena
carne de panela


Se você está começando a montar sua cozinha e não quer ser pego de surpresa, Palmirinha dá dicas de itens que não podem faltar: uma panela grande de alumínio, uma assadeira grande com buraco no meio e uma assadeira retangular com cobertura antiaderente.


9. Arroz sempre soltinho 

.
Getty Images
.


Suco de limão, acredite se quiser, é o segredo para conseguir arroz soltinho, digno de comercial de TV. Quando estiver quase terminando o cozimento, acrescente algumas gotinhas de suco de limão para garantir um arroz soltinho e saboroso.


10. Feijão perfeito

.
Thinkstock/Getty Images
.


Para deixar o feijão com gostinho de quero mais e o caldo grosso, basta seguir esta mistura de condimentos: alho, cebola, tomate e louro. Junte tudo com o feijão ainda cru e leve para cozinhar na pressão. No final, acrescente alho picadinho dourado no azeite, deixe ferver um pouco e sirva. Ninguém vai resistir.


11. Carne assada sem erro

.
Getty Images
.


Está começando agora e quer se arriscar na carne assada? A dica é usar cortes de maminha ou fraldinha, que são mais macios e vão ao forno sem ressecar. Para dar um toque especial, prepare um molho com cerveja ou coloque rodelas de cebola direto no forno.


12. Torta para agradar à sogra

.
Divulgação
.


Para impressionar a sogra, a dica de Palmirinha é apostar na torta de frango com requeijão ( veja aqui a receita que faz parte do novo livro, “100 Receitas para Festinhas”). Fácil de fazer, saborosa e versátil.


13. Bombom para conquistar seu amor

.
Divulgação
.


Já se sua intenção é agarrar o amor pelo estômago, aposte nos bombons recheados com cereja ( veja aqui a receita ). São românticos e deliciosos. Se preferir, pode substituir cereja por morango pequeno.

15. Bolinho de bacalhau para impressionar a turma

.
Divulgação
.


Vai receber os amigos em casa e quer impressionar? Vá de bolinho de bacalhau ( veja a receita aqui ), que acompanha cerveja gelada e é um petisco infalível. Para sobremesa, um bolo de nozes vai mostrar que você tem finesse de sobra!


15. Criança na cozinha é muito legal

.
Reprodução
.


E não se esqueça das crianças. Cozinhar com os pequenos é uma atividade prazerosa, gostosa e que desenvolve o prazer em lidar com o alimento. Sugiro duas receitas que a criançada vai gostar de fazer e comer: pé de moleque com chocolate e cocadinha.

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.