Tamanho do texto

Dominar o micro-ondas, a panela de pressão e o básico arroz com feijão é apenas o começo. Veja mais

Viver sob o mesmo teto dos pais tem vantagens que só descobrimos depois que largamos a barra da saia da mamãe. Descobrir que a geladeira não se abastece sozinha, que a roupa largada no chão não surge na gaveta lavada e passada por milagre e que só o arroz e feijão fresquinhos têm realmente gosto de comida são etapas pelas quais é preciso passar para entrar na vida adulta. Mas é possível se preparar para minimizar a dor do choque de realidade.

Conversamos com chefs, professores de gastronomia e recém-emancipados para saber o que é preciso aprender antes de sair de casa para não passar apuros na cozinha.

Se você não foi criado dentro da cozinha, mas chegou a hora de sair debaixo da asa dos pais, é melhor aprender alguns truques básicos para não passar fome. Mas a gente ajuda
Thinkstock Photos
Se você não foi criado dentro da cozinha, mas chegou a hora de sair debaixo da asa dos pais, é melhor aprender alguns truques básicos para não passar fome. Mas a gente ajuda

1- Dominar o micro-ondas
‘Nele é possível preparar desde um chá, até arroz, purê de batata ou legumes. Se for um modelo com a função grill, as opções aumentam’, diz Vinicius Rodrigues Thomaz, coordenador do curso Cozinheiro Chefe Internacional, do Senac Aclimação.  Veja aqui algumas dicas.

2- Fazer arroz (veja aqui algumas receitas com arroz e truques para deixar o arroz sempre soltinho )
O chef Thomaz também dá uma ajudinha para quem quer usar o micro-ondas para isso. ‘Em um refratário, misture uma xícara de arroz, duas xícaras de água e sal a gosto. Leve ao micro-ondas e aqueça em temperatura máxima por 15 minutos. Deixe descansar por 5 minutos dentro e está pronto seu arroz.’ Veja abaixo dicas para deixar o arroz soltinho

3- Aproveitar a versatilidade do ovo para ir além da fritura
Apesar da chef Carole Crema adorar repetir a dica: "na dúvida, frite", o ovo permite uma série de variações que podem te salvar da mesmice. Arrisque-se na omelete , no ovo quente, no pochéVeja aqui os segredos do ovo perfeito.

Veja no vídeo como fazer omelete em menos de um minuto.

4- Fritar filé (de frango ou carne bovina) sem transformá-lo em sola de sapato. Veja algumas dicas.

5- Cozinhar feijão sem explodir a cozinha com a panela de pressão ou perder a tarde inteira com isso. Veja aqui os segredos do feijão encorpado e saboroso .

6- Cozinhar macarrão sem grudar.  Veja dicas aqui.

7- Preparar purê de batata
Mais uma vez Thomaz vem em socorro dos que amam praticidade. ‘Fure as batatas e coloque-as para cozinhar no micro-ondas calculando 5 minutos em temperatura máxima para cada 500 g. Retire a casca, amasse com um garfo ou espremedor, misture leite, manteiga e tempere a gosto”. Veja também as dicas do chef Erick Jacquin .

Acompanhe no vídeo o passo a passo dessa receita.

8- Saber o que pode ou não congelar e como
‘Isso facilitará o dia a dia, economizando tempo’, lembra Thomaz. Veja aqui algumas dicas preciosas .

9- Sempre higienizar corretamente frutas, legumes e verduras antes de usar
Veja 17 dicas que vão fazer diferença no dia a dia da cozinha

10- Preparar seu próprio café (sem ajuda da máquina de expresso)
Veja 10 dicas para preparar um bom café coado.

11- Conhecer três ou mais  receitas práticas que sujem apenas uma panela

12- Fazer panqueca
Imagine quantas variações de prato você pode fazer com ela.  Veja aqui como fazer a massa básica de panqueca.  E, abaixo, algumas ideias de receitas para variar o recheio .

13- Usar a farinha de tapioca para poder variar essa infinidade de recheios.  Veja algumas ideias.

14- Ter sempre na manga algumas receitas de liquidificador , que não pedirão grande esforço na hora de preparar.

15- Dominar o  uso da panela de pressão
Acredite, ela pode se tornar sua melhor amiga. Basta seguir as instruções corretamente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.