Tamanho do texto

Montar a comida em potinhos é a melhor forma de garantir uma alimentação saudável mesmo fora de casa. Veja as dicas para tornar a prática um hábito

Quando a rotina é corrida e o tempo é escasso é difícil manter o hábito de se alimentar bem. O salgado de padaria e o sanduíche fora de hora acabam muitas vezes substituindo o sabor inigualável que só uma boa refeição caseira tem. Como mudar este cenário? Cozinhe antes e guarde o alimento no pote.

“Quando me mudei para o Brasil, passei a sentir muita falta de alguns pratos franceses que não tinham por aqui”, explica o chef francês Nicolas Barbé, do Barbé Gastronomia . O problema era que algumas receitas típicas do país, como o cassoulet ou o bouef bourguignon, demoravam horas para ficar prontos. “Armazenando a comida em potes de vidro, eu tenho o trabalho de cozinhar apenas uma vez. Depois, quando eu sentir vontade de novo, perco apenas dez minutos esquentando", diz.

- Veja, passo a passo, como montar um pote com pera ao ganache de chocolate


Não é qualquer prato, no entanto, que fica bem dentro do pote. “O ph do preparo deve ser sempre um pouco ácido para que o alimento se conserve por mais tempo ou que o sabor fique muito curtido durante o armazenamento”, explica o chef. Receitas que levem limão, vinagre ou tomate são sempre bem-vindas, mas, para evitar surpresas desagradáveis, o chef aconselha procurar pratos que já foram testados antes. “É difícil prever como o alimento vai se comportar dentro da conserva”, diz.

Outro aspecto importante do armazenamento de alimentos em potes de vidro é a esterilização. Os potes devem ser lavados em água bem quente antes de serem usados e, quando estiverem com o alimento dentro, devem ficar na água quente por um tempo que varia de acordo com a quantidade. “Trezentos gramas de alimento deve ficar uma hora e meia na água quente, 600g fica por três horas, e assim sucessivamente”, conta Barbé.

Os pratos salgados duram cerca de um mês no freezer. Já o doce pode ser guardado por uma semana dentro da geladeira.

Veja algumas ideias para levar para o trabalho ou servir dentro do pote.

- Filé mignon ao vinho tinto 
- Couscous marroquino com frango ao curry 
- Salada de trigo Barzega
- Risoto de quinoa com beterraba 
- Salada caprese 
- Risoto de bacalhau, brócolis ao alho e tomates recheados 
- Fricassê de frango com batatinhas palito no açafrão 
- Musse de blueberry 
- Salada de frutas com calda de laranja 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.