Tamanho do texto

Restaurante de Alex Atala segue perdendo posições no ranking anual da revista Restaurant com os 50 melhores do mundo

Pela segunda vez o restaurante El Celler de Can Roca, de Girona , na Espanha, foi eleito o melhor restaurante do mundo pela votação anual promovida pela revista Restaurant. A casa dos irmãos Roca já havia alcançado o topo do ranking em 2013.

Joan Roca, do restaurante El Celler de Can Roca: mais uma vez o restaurante número um do mundo
Divulgação
Joan Roca, do restaurante El Celler de Can Roca: mais uma vez o restaurante número um do mundo

O italiano Osteria Francescana, do chef Massimo Botura , localizado em Modena passou da terceira para a segunda colocação. Enquanto o festejado dinamarquês Noma, que mantinha a liderança da lista em 2014 caiu para o terceiro lugar.

O top 5 ainda inclui dois restaurantes das Américas. O Central, de Lima, dos chefs Virgilio Martinez e Pia Leon – no ano passado o melhor da América do Sul – ficou em quarto lugar. Já o Eleven Madison Park, de Nova York, ficou com a quinta colocação.

Alex Atala , que em 2012 ocupou a quarta posição do ranking com o restaurante D.O.M, segue perdendo pontos. Neste ano a casa ficou em nono lugar na lista dos 50 melhores do mundo, depois de ter ocupado a sétima posição em 2014.

A lista dos 10 primeiros ainda inclui os restaurantes Mugaritz, na Espanha (6º), Dinner by Heston Blumenthal, em Londres (7º), Narisawa, no Japão (8º) e Gaggan, de Bancóc, que surge pela primeira vez no topo, em décimo lugar.

O restaurante Mani, da chef Helena Rizzo, em São Paulo, também perdeu posições, indo do 36º para o 41º lugar neste ano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.