Tamanho do texto

Cozinhar os grãos do acompanhamento mais básico para os brasileiros é mais fácil do que parece

Tem gente que gosta bem soltinho, outros curtem um empapado no melhor estilo "unidos venceremos" e há também os que brigam pela casquinha quase queimada do fundo da panela. O arroz é o grande acompanhamento brasileiro e cada um prepara à sua maneira e sob suas regras. Cozinhar os grãos não tem mistério, mas seu preparo é rodeado por lendas e simpatias.

Veja como fazer arroz de bacalhau e abóbora recheada, passo a passo

Para quem nunca se atreveu a fazer arroz, a forma mais simples é refogar a cebola e o alho em um pouco de óleo. Depois, é só acrescentar o grão, dar uma fritadinha, colocar o dobro da quantidade em água, um pouco de sal e esperar cozinhas até ela secar. Ou seja, para cada xícara de arroz, use aproximadamente duas xícaras de água e uma colher de óleo. Os temperos são opcionais, não tem erro. 

O primeiro conselho que sempre dão é lavar o arroz para retirar impurezas e o excesso de amido. Na verdade, se você usar um arroz tipo um de qualidade, a lavagem é opcional e faz pouca diferença no resultado final.

Outro ponto que as avós não abrem mão é a água fervendo na preparação. "Água fria nunca", diriam algumas. Na verdade, isso impacta só na pressa de ter o arroz pronto. A água quente acelera, mas não altera. 

Na primeira vez e em todas as outras
Use a quantidade de água certa – sempre o dobro da medida de arroz – e espere o tempo necessário para que o líquido seque, mas não queime o fundo. Uma panela do tamanho adequado e de fundo mais grosso ajudam no processo. Envolver bem os grãos no óleo também facilita. 

Momento revelação: o segredo mais importante para não empapar é colocar tudo no fogo e não fazer mais nada. A regra de ouro: não mexa nunca, fique de olho e tenha paciência. Na hora de servir, é só mexer um pouco para acabar de soltar os grãos e pronto. Não é preciso inventar mais nada.

E você, tem algum segredo que faz toda a diferença no arroz? Conhece alguma lenda? Conta para gente.

Receitas a prova
Divulgação
Receitas a prova

Leia também:

Receitas com arroz 

*Ana Lucia Silva é repórter do iG Receitas desde 2012 e, além de jornalista, é formada em Gastronomia pela escola Estácio/Alain Ducasse Formation. Vive no mundo das panelas e ama uma novidade, uma invencionice e um bom jeito de experimentar um prato diferente.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.