Tamanho do texto

Muito usado em receitas doces pela Europa, o azeite realça o sabor dos alimentos e deixa a sobremesa mais saudável

Símbolo da culinária mediterrânea, o azeite de oliva é usado pelo homem há cerca de cinco mil anos. Sabor que sempre agradou tanto a gregos quanto a troianos, o azeite não precisa estar restrito às saladas e refeições salgadas. Por que, então, não variar e fazer um brigadeiro com o ingrediente?

O azeite realça o sabor dos alimentos
Thinkstock Photos
O azeite realça o sabor dos alimentos

Foi essa a ideia que teve a confeiteira Mariana de Campos, da Brigadeiro Bistrô.  “O azeite não assume todo o sabor do brigadeiro, ele serve para aromatizar o doce, dar um sabor suave”.

Segundo a especialista Laura Reinas, da loja especializada  Azeite seu Dia , em outras partes do mundo é comum o uso do ingrediente em sobremesas. “Na Europa, o azeite é muito usado no preparo de bolos e tortas, desde o começo de seu uso”, diz. “Em Madri, por exemplo, é usual comerem pão torrado e colocarem por cima azeite e açúcar. Lembra muito o mel”, completa.

Geralmente, quanto menor a acidez, melhor. A ideia é procurar um azeite que não tenha um sabor muito acentuado. “Sua função não é se destacar sozinho, mas, sim, realçar o sabor natural dos outros ingredientes” diz Laura.

Curta o IG Receitas no Facebook e siga no Twitter

Segundo a especialista, azeites suaves ou amendoados são os mais recomendados, mas isso pode variar de acordo com o prato. “Vale uma regra básica: azeites suaves para preparos leves e azeites intensos para preparos mais condimentados”, ensina.

Para quem nunca fez uso do ingrediente em doces, o melhor é começar por algo simples, como caldas e coberturas de um bolo, por exemplo. “Assim fica mais fácil entender suas características e qualidades”, explica Laura. Outra opção é usá-lo como um substituto saudável da manteiga.

No caso específico do brigadeiro, Mariana alerta para que o tempo no fogo seja exatamente de três a quatro minutos. Nem mais, nem menos. “Se não deixar tempo o suficiente, a massa se torna uma pomada e se deixar a mais, fica um chiclete”, brinca.

Segundo a confeiteira, outro segredo é mexer sem parar e com vigor, para que a massa não desande. Ficou curioso? Veja como fazer o brigadeiro passo a passo:

Para quem quiser testar novas possibilidades, aposte na salada de fruta ou nos cookies de chocolate com toque de azeite. Veja as receitas:

SALADA DE FRUTAS
COOKIES DE CHOCOLATE COM AZEITE

Leia mais: Bolos sem farinha passo a passo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.