Tamanho do texto

Em clima de Copa do Mundo, confira receitas inspiradas nos maiores vencedores do torneio

O Brasil é o país-sede da Copa do Mundo 2014 e como bom anfitrião recebe os convidados estrangeiros com cordialidade e, claro, bons drinques. Pensando no clima de confraternização do torneio, Fabio la Pietra, bartender do SubAstor , criou drinques inspirados nos três maiores campeões mundiais.

Pentacampeão (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), o Brasil é o maior vencedor do torneio. Em seguida vem a Itália com quatro títulos (1934, 1938, 1982 e 2006) e Alemanha, detentora de três títulos (1954, 1974 e 1990). Esta, que é a vigésima edição do torneio, pode confirmar a hegemonia brasileira ou trazer alguma nova nação para o hall dos campeões, que conta ainda com Argentina, Uruguai, França, Inglaterra e Espanha.

Curta o iG Receitas no Facebook e siga no Twitter

Cada um desses países tem uma cultura diferente e hábitos singulares em relação ao consumo de bebidas. Foi pensando nesses costumes, mais do que na origem de cada ingrediente, que o bartender elaborou cada coquetel.

“Apesar de o amaro (aperitivo à base de ervas) ser uma bebida italiana, por exemplo, a Alemanha é um dos mercados que mais a consome no mundo”, explica Fabio, que usou o ingrediente versátil em dois dos coquetéis.

Um dos drinques, o #vaitercopa, mescla cachaça, abacaxi e limão para formar um coquetel frutado e refrescante. O santoamaro.it é composto por gim, chá mate e o aperitivo italiano que dá nome ao drinque. Inspirado na Alemanha, o guten cup leva cerveja e steinhäger no preparo.

Veja nas fotos como preparar cada drinque:

Veja também: Pipocas com temperos especiais

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.