Tamanho do texto

A "marvada" dá o toque especial a doces e salgados e um gostinho irresistível de Brasil. Comemore o dia nacional da bebida com nossas sugestões

Maminha puxada na cachaça com rôti de mandioquinha e batata-doce
Divulgação
Maminha puxada na cachaça com rôti de mandioquinha e batata-doce











Fazenda e interior combinam com comida farta e uma cachacinha para acompanhar. Ainda mais hoje que é o dia nacional da bebida. E a caninha vai muito além da dose, é versátil nos drinques e nos pratos também.

Dona Lucy, a matriarca da Fazenda Capoava , um hotel em Itu (SP) com bastante foco gastronômico, no alto dos seus 92 anos garante que "uma cachacinha de vez em quando faz muito bem". Para celebrar a data, a Fazenda vai incluir uma opção desenvolvida pela chef Heloisa Bacellar com cachaça. O prato escolhido foi a maminha puxada na cachaça, que já é encontrado no restaurante da chef, o Lá da Venda , em São Paulo.

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Elzinha Nunes, chef do restaurante Dona Lucinha , em São Paulo e em Belo Horizonte, faz uma comida mineirinha, mineirinha. E cachaça não pode faltar em seus pratos, principalmente nas marinadas das carnes. Segundo a tradição, a carne precisa chorar para ficar boa.

Siga o exemplo das duas cozinheiras e comemore hoje o Dia Nacional da Cachaça com pratos que usam a "marvada". Para ajudar, Dona Lucy emprestou algumas receitas de seu caderninho e Elzinha também mandou sua contribuição. Confira:

MAMINHA PUXADA NA CACHAÇA
BOLINHO DE MAÇÃ COM CACHAÇA
MUSSE DE CACHAÇA
GELATINA DE CACHAÇA
TROPEIRO

Gostou? Conheça outras receitas com a bebida brasileirinha:

SALADA VERDE COM PITU FLAMBADO NA CACHAÇA E VINAGRETE DE CAJU 
RISOTO NA CACHAÇA COM CARNE-SECA, BANANA DA TERRA E COUVE
PIMENTA CURTIDA NA CACHAÇA
BRIGADEIRO DE CAIPIRINHA
BRIGADEIRO DE CACHAÇA
TORTA MERENGUE DE LIMÃO CRAVO COM COULI DE JABUTICABA E CACHAÇA
CRÈME BRÛLÉE DE CAFÉ

Leia mais: Drinques com cachaça

    Leia tudo sobre: Receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.