Tamanho do texto

A receita do restaurante espanhol Venga tem massa bem sequinha e calda de chocolate para acompanhar. É fácil de fazer e mais fácil ainda de comer. Confira a receita

É difícil encontrar uma pessoa que não se renda a bons churros. O doce de origem ibérica faz sucesso no Brasil seja com doce de leite, chocolate ou alguma outra combinação maluca de recheios. Já na Espanha, a tradição pede uma calda feita com chocolate servida à parte para mergulhar a massa frita sem dó.

Mas, segundo a lenda, os grandes inventores dos churros foram os chineses. Por lá existia o you tiao , uma massa salgada frita servida em pares no café da manhã. Segundo o folclore, you tiao significava "diabo frito" que remetia a Qin Hui e sua esposa, traidores do general Yue Fei, um ícone patriótico da cultura chinesa.

Os portugueses levaram a ideia para a Europa e acrescentaram o açúcar. Em seguida, os espanhóis desenvolveram o formato estrelado e o acompanhamento de chocolate. Com a colonização no continente americano, a ideia se espalhou e ganhou recheio, doce de leite, goiabada, brigadeiro, queijo...

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

O Venga , bar de tapas no Rio de Janeiro e em São Paulo, serve uma versão espanhola bem tradicional. Fomos até lá conferir todos os truques do chef Edber Mazzoni.

Veja o passo a passo:

Leia mais: Pizza em casa

Veja mais: Canolli passo a passo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.