Tamanho do texto

Confiras as brincadeiras que o fotógrafo alemão Karsten Wegener faz com fotos e alimentos

O fotógrafo alemão Karsten Wegener transforma itens do cotidiano em personagens principais de suas obras. A comida, claro, também está na lista. Flores feitas com embutidos, obras de arte em versões comestíveis, jantares com cara vintage ou receitas inteiras desmembradas em seus ingredientes.

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Conversamos com Wegener, que explicou um pouco sobre os bastidores das produções.

iG: Quais são as maiores dificuldades de fotografar comida?
KW: Frescor é sempre um ponto importante. A fotos precisam de muito tempo para serem feitas nas tentativas da melhor colocação e do ângulo certo. Você sempre precisa ter um estoque grande de todos os produtos para poder trocar por mais alimentos mais frescos, que tem aparência melhor. Esse é um trabalho para uma boa food stylist e eu trabalho com uma muito boa, a Raik Holst.

iG: Você tem uma série que chama "Balanced Diet" (ou "Dieta Equilibrada", em português). Qual o conceito?
KW: Nós queríamos criar esculturas em que os elementos fosse formados por cada ingrediente de um prato famoso, como o minestrone, a pizza margarita, o salmão e a torta de maçã.

iG: Qual a ideia por trás de "Salami Flowers"?
KW: Eu queria retratos de pequenos presentes ou lembrancinhas que as pessoas dão quando vão ao hospital ou visitar a avó.

iG: Você faz versões de obras de arte consagradas com alimentos. Como surgiu este projeto e a escolha dos quadros e esculturas?
KW: O "Art Pieces" começou com uma versão do quadro "O Grito". Enquanto eu estava no supermercado fazendo compras, descobri uma embalagem de presunto que lembrava um rosto. O pacote, o formato do presunto, a distribuição do ovo, do pepino e da cenoura eram perfeitos. Nós começamos a procurar mais obras e desenvolver mais ideias. Nós não queremos imitar as obras de arte com detalhes de salsicha. Nós reconhecemos a arte em diferentes ângulos da carne ou salsicha e mostramos para o resto do mundo a coincidência. Em alguns casos, a própria aparência da comida tem uma conexão com as obras. Em outros, é uma combinação de diferentes alimentos.

Leia mais: Bolos que são obras de arte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.