Tamanho do texto

Enquanto o espanhol El Celler de Can Roca fica com o primeiro lugar da revista Restaurant, a casa de Alex Atala desce duas posições. Maní e Roberta Sudbrack ainda aparecem na lista

Não foi desta vez. Restaurante de Alex Atala é o número seis do mundo
Divulgação
Não foi desta vez. Restaurante de Alex Atala é o número seis do mundo

Depois de entrar para a lista das 100 pessoas mais influentes da publicação norte-americana Time  nesse mês, Alex Atala perde duas posições no ranking de melhores restaurantes do mundo pela revista britânica Restaurant Magazine  divulgado nesta segunda-feira (29). O  D.O.M  chegou a ser apontado como um dos favoritos a primeira colocação, mas perdeu o lugar para o restaurante espanhol  El Celler de Can Roca , dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca.

Os Roca ficaram em segundo lugar em 2012 e o Noma , de René Redzepi, primeiro lugar por três anos consecutivos, agora é o vice-líder.

A comida contemporânea do D.O.M. fica com a sexta colocação. No ano passado, a casa de Atala ficou na quarta posição e disparou a popularidade do chef que tem como marca o uso de ingredientes brasileiros e a proximidade com o pequeno produtor.

Duas outras casas brasileiras aparecem na lista novamente. Roberta Sudbrack , que caiu de 71ª posição para a 80ª, enquanto o Maní , de Helena Rizzo e Daniel Redondo, subiu cinco posições, entrando para a lista dos 50 melhores, no 46º lugar. 

Confira a lista completa dos restaurantes premidados.

Os irmão Roca, do El Celler de Can Roca, o melhor restaurante do mundo  pela revista Restaurant
Reprodução/Twitter
Os irmão Roca, do El Celler de Can Roca, o melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant

El Celler de Can Roca

O restaurante número um fica localizado em Girona, na região da Catalunha, na Espanha. A cozinha tem como principais características o uso de produtos catalães, propostas criativas e apresentações bastante modernas e com toques de humor. A casa dos irmãos Roca também é premiado com três estrelas Michelin. 

Entenda a votação

O ranking da Restaurant Magazine é publicado desde 2002, elegendo os cinquenta melhores restaurantes do mundo e tem muito prestígio na área. Pode-se dizer que é o Oscar da gastronomia. Os eleitos são escolhidos por um juri composto por críticos, gourmets e restauranteurs de todo os continentes.

Veja mais: O aligot de Atala

Confira: As maniocas do Maní

Leia mais: A corajosa cozinha de Sudbrack

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.