Tamanho do texto

Aprenda a fazer versões do drinque clássico com a cara da estação. Confira as receitas

A temperatura começa a cair, mas ainda há dias quentes de sol. As características do outono pedem drinques gostosos e mais estruturados para dar um quentinho no coração, mas sem deixar o corpo acalorado demais. Aposte na elegância de um martini com a cara da estação.

O primeiro passo para montar um martini é usar a taça apropriada: a "Y" é a cara do drinque e é parte fundamental da preparação. “O martini tem essa característica de elegância, que remete a sofisticação. Quando criamos um drinque para servir na taça Y, já pensamos nessa associação. O dry martini feito com gin e vermouth deixou a taça reconhecida”, explica Vini Schroeder, responsável pela carta do Pobre Juan .

CURTA O IG RECEITAS NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

O italiano Simon Volpato, do Terraço Itália , criou uma carta só com o drinque para o restaurante. “É um drinque bem italiano e muito clássico, que não poderia faltar. Ele foi inventado, inclusive, por um italiano chamado Martini”, explica o barman.

Mas afinal, além da taça o que mais caracteriza o Martini? “É um aperitivo feito geralmente com um destilado e um licor para abrir o apetite. É um drinque mais forte e estruturado”, explica Simon. Segundo ele, o destilado deve representar 70% da bebida e o licor os 30% restantes. Já Schroeder, acredita que, mais que os ingredientes, o drinque é uma forma de apresentação.

“O martini é feito historicamente para ser mais forte. Além da bebida, o açúcar dos licores é uma característica comum. Ele deve ajudar na digestão”, opina Bruno de Godoy, barman do restaurante Beato .

Ficou com vontade? Confira as dicas de barman para preparar um martini que arranca elogios:

- Use pedras de gelo na taça antes de colocar o líquido para que o copo fique gelado e não roube a temperatura do drinque

- Tente não variar a temperatura no processo, o ideal é que a temperatura permaneça igual do início ao fim

- Faça martinis com fases diferentes. Para isso, use bebidas de densidade variada, como licor de café e vodca. Primeiro coloque o licor no fundo da taça, em seguida uma mistura de licores e vodca batido na coqueteleira e coada em peneira fina. Depois é só colocar com cuidado, despejando o líquido na parede da taça.

RECEITAS

MARTINI COM AZEITONAS, CEBOLINHAS E ALCAPARRÕES
MARTINI DE CHOCOLATE
LICHIA MARTINI
MARTINI CREMOSO
DOPOCENA
CAMOMILE MARTINI 
ZUCCO MARTINI

Veja mais: Aprenda a fazer três drinques e um petisco

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.