Tamanho do texto

A chef Ana Luiza Trajano oferece releituras de pratos e ingredientes do sul do país em seu restaurante, em São Paulo. E ensina três receitas para fazer em casa

Feijoada de frutos do mar
Divulgação/Alexandre Schneider
Feijoada de frutos do mar

Produtos e receitas tradicionais do estado de Santa Catarina ganharam releituras pelas mãos e facas da chef Ana Luiza Trajano, do paulistano Brasil a gosto . O cardápio faz parte do projeto de pesquisa da chef que desbrava a cultura gastronômica brasileira por estado e  transforma as referências em menus-degustação. O destaque da temporada que estreou neste mês é a feijoada de frutos do mar com crocante de copa, que você pode conferir a receita aqui .

Para elaborar os pratos e selecionar os vinhos da região, Ana Luiza contou com a ajuda da chef Ligia Tavares (que cuida do departamento de eventos do restaurante). Elas viajaram por Florianópolis, Joinville, Blumenau e Governador Celso Ramos e perceberam a forte influência da imigração europeia, além do consumo de peixes e frutos do mar, graças ao litoral rico de Santa Catarina. “Os catarinenses mesclaram as influências indígenas, presentes em ingredientes como mandioca, milho e pinhão com a europeia, que trouxe a beterraba, repolho, pepino e maçã, além do conhecimento na fabricação de embutidos e queijos”, explica Ana Luiza.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Bolinho de aipim com queijo colonial e linguiça Blumenau
Divulgação/Alexandre Schneider
Bolinho de aipim com queijo colonial e linguiça Blumenau

A seleção de pratos começa com bolinho de mandioca com linguiça Blumenau e creme de queijo colonial, seguido por garoupa levemente defumada com creme morno de batata, salada de beterraba e tangerina. Entre os pratos principais estão a feijoada de frutos do mar e o e arroz cateto de marreco com azedinha fresca. Para sobremesa, bijajica –  que lembra um bolinho de chuva - com compota de maçã verde, creme de nata e farofa de paçoca.

O menu-degustação de cinco tempos ficará disponível até o dia 15 de abril e contará com a harmonização com vinhos da região de São Joaquim (R$ 215). Quer experimentar os sabores catarinenses em casa? Confira três receitas do cardápio especial.

RECEITAS
BOLINHO DE AIPIM E LINGUIÇA BLUMENAU COM CREME DE QUEIJO COLONIAL
FEIJOADA DE FRUTOS DO MAR
BIJAJICA COM COMPOTA DE MAÇÃ VERDE, CREME DE NATA E FAROFA DE PAÇOCA 

Veja mais: A história e a receita do bolinho de feijoada

Leia mais: Como escolher, limpar e cozinhar camarão  

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.