Tamanho do texto

Não só de hambúrguer com batata frita os visitantes da Disney vivem. O roteiro traz lugares selecionados para comer muito bem e sem pressa nos parques e resorts do complexo

Quem circula pelos restaurantes fast food da Walt Disney World, em Orlando, provavelmente não imagina as opções gastronômicas que os parques oferecem. Chefs premiados e um time caprichado de sommeliers elaboram cardápios sofisticados para quem procura qualidade e pode gastar um pouco – ou muito – mais. Do Kobe Beef australiano (Victoria & Albert's) ao lombinho de vitela grelhado (Le Cellier), selecionamos cinco opções fantásticas de restaurantes para experiências inesquecíveis.

Beluga caviar no cardápio do Victoria & Albert’s
Divulgação Walt Disney World
Beluga caviar no cardápio do Victoria & Albert’s

1. VICTORIA & ALBERT´S
Com uma abordagem contemporânea, o restaurante mais elegante da Disney é comandado pelo chef Scott Hunnel, que aposta em ingredientes garimpados em mercados e fazendas locais, além dos portos da Flórida. O frescor característico das criações é refletido no cardápio que muda diariamente, de acordo com o que há de melhor na cozinha. Destaque para o Kobe Beef australiano com purê de batatas e alho defumado. Ganhador do prêmio AAA Five-Diamond (um dos mais importantes dos EUA), o restaurante Victoria & Albert´s oferece uma adega com 4.200 garrafas. Em busca da harmonização perfeita, e por um valor adicional, as sete etapas da refeição podem ser acompanhadas por rótulos indicados por um sommelier. Para uma experiência ainda mais exclusiva, o premiado chef Scott – “Best Chef in the South” e “Culinary Professional of the Year” – oferece a sua própria mesa, no coração da cozinha, a pequenos grupos. A Mesa do Chef (Chef’s Table) acomoda até oito pessoas e deve ser reservada com seis meses de antecedência, pelo menos. O luxuoso jantar inclui serviço de mordomo e dura cerca de quatro horas.

Onde: Disney's Grand Floridian Resort & Spa | Magic Kingdom
Serviço e Preços: Site Oficial
> É exigido traje social. Restrito para clientes acima de 10 anos.

                                    ****************************************************************

A variedade do Jiko, no Animal Kingdom
Divulgação Walt Disney World
A variedade do Jiko, no Animal Kingdom

2. JIKO – THE COOKING PLACE
As cores quentes do pôr-do-sol Africano criam um ambiente sofisticado, porém distante da formalidade imposta pelo Victoria & Albert's. Em comum, porém, a incessante busca por ingredientes frescos e o cardápio sazonal. As cozinhas africana, indiana e mediterrânea são apresentadas a partir de um cardápio que surpreende, mas não intimida. Durante a visita da reportagem, o ponto alto ficou por conta do lombo de cordeiro ao curry e do reconfortante creme de abóbora feito com manteiga de castanha. Bônus: a coleção de vinhos sul-africanos, a mais extensa na América do Norte.

Onde: Disney’s Animal Kingdom Lodge | Animal Kingdom
Serviço e Preços: Site Oficial
> A combinação calça jeans com camisa caprichada resolve o dress code. Trajes praianos não são permitidos – como tops, bonés e chinelos. O Jiko oferece cardápio infantil.  

                                    ****************************************************************

Degustação de cervejas canadenses
Paula Balsinelli
Degustação de cervejas canadenses

3. LE CELLIER STEAKHOUSE
Um porão estiloso cravado na réplica de um castelo canadense é o cenário perfeito para o Le Cellier. De sua cozinha, inspirada na culinária das províncias do Canadá, saem pratos fartos e fumegantes, como o lombinho de vitela grelhado, servido com baby couve de Bruxelas e cogumelos selvagens, ou o levíssimo ravióli Winter Squash, com recheio adocicado que mistura abóbora, queijos e espinafre. Aos contidos, o filé mignon com cogumelos dourado na manteiga de ervas é a melhor pedida.

Não deixe a casa sem antes provar a tradicional Canadian Cheddar Cheese Soup – um creme gostoso e encorpado para comer a dois e abrir o apetite. Além da carta de vinhos regional, é possível saborear os pratos com diversas cervejas canadenses – na dúvida, peça o menu degustação com seis pequenas taças. Finalize com crème brûlée e bolo cremoso de cappuccino.

Onde: World Showcase – Pavilhão Canadá | Epcot
Serviço e Preços: Site Oficial
> Por ficar no burburinho do parque (Epcot), o restaurante não pede trajes especiais. Aproveite para jantar antes ou depois do espetáculo “IllumiNations: Reflections of Earth”, realizado geralmente às 21 horas no lago em frente ao restaurante. Cardápio especial é oferecido aos pequenos.

                                    ****************************************************************
4. BE OUR GUEST 
Mais que uma refeição, o restaurante Be Our Guest – localizado na New Fantasyland, Magic Kingdom – convida para uma viagem pelo conto de fadas “A Bela e a Fera”. Uma equipe de chefs da Disney, incluindo o experiente Roland Muller, natural da Alsácia, França, desenvolveu os pratos de inspiração francesa. Para o almoço, o serviço é ágil, ainda que elegante. Na entrada do castelo, o cliente escolhe sua refeição e ganha uma rosa eletrônica com um localizador. Então se senta em qualquer mesa entre os grandes salões e recebe seu pedido servido por meio de um carrinho medieval. No cardápio, croque monsieur, carne de porco assada em estilo coq au vin, quiche de legumes e uma salada niçoise.

Três salões de jantar no Be Our Guest: o imponente Ballroom, o dramático West Wing e o delicado Rose Gallery
Divulgação Walt Disney World
Três salões de jantar no Be Our Guest: o imponente Ballroom, o dramático West Wing e o delicado Rose Gallery

O jantar tem um toque mais elegante com entradas como mexilhões à moda Provençal, sopa francesa de cebola e diferentes tipos de frios. O banquete segue com costeleta de porco temperado com tomilho, filé de salmão grelhado com molho de alho-poró e batatas ao açafrão, camarão servido em massa folhada e molho cremoso de lagosta, entre outras delícias. À noite também é possível degustar vinhos provenientes de tradicionais regiões vinícolas da França, incluindo Champagne, Alsácia, Loire, Rhone, Borgonha e Bordeau.

Feche a noite com doces delicadamente confeitados. Duas boas pedidas: cupcake de chocolate triplo e cupcake de limão com crosta de merengue.

Onde: New Fantasyland | Magic Kingdom
Serviço e Preços: Site Oficial
> Para o almoço, o cardápio infantil inclui sanduíche de peru grelhado, carne de porco assada com ervilhas sauté e purê de batatas, bolo de carne de peru (no formato do Mickey Mouse) e dourado grelhado. Para o jantar, bife grelhado e peixes.

                                   ****************************************************************
5. TEPPAN EDO
O melhor restaurante japonês da Disney fica no Epcot. O cardápio conta com pratos da autêntica cozinha japonesa. Comece com o seu tempurá preferido e depois escolha uma sequência de sushis – o delicioso Spicy Tuna Roll leva atum, salmão, pepino e cebola verde. Não deixe de provar as suculentas costelinhas de porco assadas com gengibre e molho de soja. Para bebericar você pode escolher entre cervejas regionais, vinhos selecionados e coquetéis de sake. Para a sobremesa: cheesecake de chá verde com molho de framboesa, bolo de chocolate com gengibre e o levíssimo sorvete de baunilha.

Onde: World Showcase – Pavilhão Japão | Epcot
Serviço e Preços: Site Oficial
> Oferece menu infantil com opções de camarão ou frango. Para uma experiência exclusiva, reserve o ritual Teppan-yaki-style cooking. Na ocasião, chefs dão um show de habilidade em sua mesa com cortes precisos de peixes e preparo de grelhados.


* A reportagem do iG viajou para Orlando a convite da Walt Disney World.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.