Tamanho do texto

Saboroso e versátil, o peixe é uma boa opção de entradinha ou de prato principal

O preço da manjubinha é bastante acessível, mas isso não significa que seu valor é baixo. Se bem preparado, o peixe fica saboroso e irresistível. E não é difícil, não. A forma mais famosa de servir a manjubinha é empanada, combinação perfeita para acompanhar a cerveja gelada e o papo entre amigos.

O peixe pode ser aproveitado de outras maneiras também, como grelhado e marinado. A manjubinha ganhou reforços nos acompanhamentos e na apresentação e entrou no cardápio de restaurantes badalados de São Paulo. Os chefs da Mercearia do Conde , Suri Ceviche Bar , La Mar , Guest 607 e La Sangucheria (Rua Tucuna, 689, Perdizes, tel. 11 3872-1625) ensinam seus truques e suas receitas com o ingrediente.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

"A manjuba é um peixe de água salgada, comum no litoral de São Paulo e é bem pequeno. Dá para comer inteiro, até a cabeça", explica a chef Flavia Marioto, da Mercearia do Conde.

"Compre sempre a manjubinha fresca. Se a receita exigir, já peça para limparem a cabeça, a barriga e a espinha", ensina Cecilia Valle, do chef do La Sangucheria. Para conferir o frescor, o chef Gustavo Rodrigues, do Guest 607, ensina uma técnica. "Como o peixe é pequeno fica difícil conferir as características das guelras e dos olhos. Vale primeiro sentir o cheiro e depois apertar a carne, se ela voltar está fresquinha".

Rodrigues também prefere usar o peixe inteiro, apenas limpando a barriga. "A espinha é macia e assim fica mais fácil de trabalhar. Mas dá para usar os filés também, aqui nós servimos marinado no azeite com limão siciliano e pimenta", explica o chef.

Se a escolha for empanar, fique atento ao óleo para garantir um peixe sequinho. " A gordura deve estar bem quente e a manjubinha tem que ficar submersa", explica Cecilia. "A temperatura do óleo deve estar entre 160ºC e 170ºC, assim o peixe fica dourado e bonitinho. É importante também escorrer bem depois da fritura", completa Rodrigues. Para incrementar a receita, siga o segredinho de Flavia e use farinhas diferentes, como a de rosca, semolina ou panko.

RECEITAS
MANJUBINHA CROCANTE
MANJUBINHA ENCEVICHADA
SANDUÍCHE DE MANJUBINHA
MANJUBINHA FRITA COM MAIONESE DE ALHO 
TIRADITO DE MANJUBA, TABULE DE QUINUA E LEITE DE TIGRE DE MANGA E HUACATAY

Veja mais:  Peixe: como escolher, limpar e cozinhar

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.