Tamanho do texto

Eleja o petisco mais emblemático da cidade que completa 459 anos nesta sexta, 25

Já que São Paulo é a capital nacional da gastronomia, onde o tempo é curto e a correria grande, nada melhor do que comemorar seu 459º aniversário escolhendo a comidinha rápida que é a cara da cidade. Escolhemos seis dos quitutes mais emblemáticos da vida paulistana, mas quem decide o campeão é você. Vote na home do iG e escolha entre coxinha, milho no pratinho, pastel de feira, pizza, sanduíche de mortadela e bauru.

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Coxinha
Casquinha dourada e recheio cremoso. Essas são as características de uma boa coxinha, par perfeito com um chope gelado, no boteco da esquina. Mas a estrela dos happy hour também está no cardápio de restaurantes chiques e é opção de almoço na padoca ali do lado. Versatilidade que tudo a ver com São Paulo.

COXINHA DO FRANGÓ
COXINHA DO VELOSO
COXINHA DO ORIGINAL

Festival de coxinhas: revelamos os segredos dos salgados campeões

Milho no pratinho
Na porta da faculdade, na saída do metrô ou no meio da Avenida Paulista, há sempre um carrinho de milho verde no caminho do paulistano. Como a ideia é comer andando, entre um compromisso e outro, não dá pra segurar a espiga na palhas e se lambuzar com seu caldinho. Assim, ela é debulhada em um pratinho de plástico fundo, ganha sal e uma colherada de margarina. Perfeito para quem tem fome e pressa, a cara da cidade.

Pastel de feira
Comer pastel em feiras livres é tradição paulistana das mais fortes. Tanto que existe até um concurso anual para eleger o melhor quitute da cidade. O salgado, frito em uma bacia de óleo, de massa crocante e recheio caprichado, é o prato preferido de muito morador da terra da garoa e vale tranquilamente por uma refeição. 

Veja também: Melhor pastel de feira de São Paulo é da Vila Carrão

Pizza
No restaurante ou em casa, comer pizza à noite faz parte do hábito de quem mora em São Paulo. Consumida aos montes, é o prato que reúne a família e deixa os dias de semana com cara de festa. Certeza que você tem uma porção de números de delivery na porta da sua geladeira.

PIZZA DE MUSSARELA COM TOMATE ASSADO
PIZZA CAPRESE
PIZZA FRITA 

Pizza perfeita no forno de casa e com tomate de lata 

Sanduíche bauru
Tem gente que acha que o bauru não é paulistano. Engano. O sanduíche de pão francês, rosbife, tomate e queijos suíço, estepe, prato e provolone (o pepino em conserva veio depois) é invenção da lanchonete Ponto Chic. Fez tanto sucesso que eternizou o restaurante e virou,  praticamente, patrimônio da cidade. 

SANDUÍCHE DE BAURU

Sanduíche de mortadela
O tradicional é o do Bar do Mané, no Mercado Municipal Paulistano, que leva 350 gramas de mortadela. Pode ser servido quente,  frio, com ou sem queijo. É uma das comidinhas mais famosas do Mercadão, ícone gastronômico da cidade. Já viu turista que não quer experimentar?

Veja também:  Comemore o aniversário do Mercadão comendo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.