Tamanho do texto

20 delícias tão boas que ninguém vai sentir falta de carne. E mais: dicas para substituir a proteína animal sem empobrecer o valor nutricional das refeições

Vegetariano por definição é aquele que não come carne, nenhuma mesmo, seja por ideologia ou simplesmente por uma preferência do paladar. Mas é possível sim ser vegetariano e comer bem. "O segredo para ter um prato atrativo e gostoso está na combinação de sabores, nutrientes e texturas", explica a chef Priscilla Herrera, do restaurante de comida natural Banana Verde .

Segundo a chef, atualmente está mais fácil a aceitação de novos sabores e pratos que substituem a proteína animal. "Posso dizer que 80% dos meus clientes não são vegetarianos, mas procuram o restaurante pensando na saúde e na sustentabilidade, e então encontram uma comida divertida e gostosa". Priscilla incrementa os pratos com sementes, molhos e castanhas, além de frutas e cogumelos.

Miojo Vegetariano
Alexandre Carvalho/ Fotoarena
Miojo Vegetariano

Na prateleira das livrarias chegam cada vez mais títulos especializados no assunto. Os últimos lançamentos foram: "A Cozinha Vegetariana para Todos", de Rose Elliot (Editora Zahar); "Receitas Saborosas Vegetarianas", de André Boccato (Editora Boccato/Gaia); e o livro homônimo a campanha "Segunda sem Carne", que tem como padrinho o ex-Beatle Paul McCartney (Editora Melhoramentos).

Apesar da procura, muita gente ainda tem dúvidas sobre esse tipo de dieta. Por isso fizemos três perguntas para Marly Winckler, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira . Quem sabe você se anima a pelo menos experimentar uma receitinha...

iG Comida: Vegetariano pode comer ovos, leite e derivados?
Marly Winckler:
 Depende. Os ovolactovegetarianos consomem, sim, leite e ovos. Já os lactovegetarianos só consomem leite e os derivados. Ainda existem os vegetarianos estritos, que não consomem nenhum alimento de origem animal, e os veganos, que ampliam essa filosofia para outros produtos, como vestuário.

iG Comida: É errada a impressão de que os vegetarianos só comem salada?
Marly Winckler:
Os vegetarianos podem ter uma alimentação rica e diversificada. As folhas nem são a base da dieta. Cereais e leguminosas dominam o este tipo de cardápio.

iG Comida: Vegetarianos têm a dieta pobre em proteínas?
Marly Winckler:
 Não. As proteínas animais são substituídas por proteínas de origem vegetal, que estão presentes nos cereais e nas leguminosas, como feijão e grão-de-bico, por exemplo. 

RECEITAS VEGETARIANAS

> P
ara quem não come carne 

ROLINHOS DE SALSICHA DE CASTANHAS
HAMBÚRGUER VEGETARIANO
MINI-HAMBÚRGUER DE FEIJÃO
PANQUECA DE ESPINAFRE COM RECHEIO DE RICOTA
COUVE-FLOR EMPANADA COM DOIS MOLHOS
MIOJO VEGETARIANO  

> Para quem não come carne e ovos 

CAESAR SALAD VEGETARIANA
MINESTRONE VEGETARIANO
RAVIOLI DE QUEIJO COM MOLHO DE ABOBRINHA
TOMATES ASSADOS RECHEADOS COM QUEIJO, PÃO ITALIANO E ERVAS
CREME DE LEGUMES COM CAPIM SANTO
ALMÔNDEGAS AO MOLHO
TORTA ABERTA DE COGUMELOS
ESTROGONOFE DE COGUMELOS

> Para quem não come carne, leite e nem ovos 

MEXIDO DE TOFU
PAELLA VEGETARIANA
REFOGADO DE SALSÃO COM COGUMELOS E ALHO-PORÓ
HAMBÚRGUER DE TOFU
MOQUECA DE LEGUMES 
WRAP VEGETARIANO


Leia também: Sobremesas sem açúcar

    Leia tudo sobre: receitas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.