Tamanho do texto

Escolhemos seis clássicos da ceia para você eleger quem é a verdadeira estrela da mesa de Natal. E mais: as melhores receitas de cada um deles

Durante todo o mês de dezembro, o iG Comida fez um desfile de gostosuras natalinas com dicas, curiosidades e uma porção de receitas. Agora queremos saber: que prato não pode faltar no seu Natal? Escolhemos os seis mais presentes nas festas e selecionamos as melhores receitas de cada um deles. E aí, quem ganha a disputa: peru, tender, chester, salpicão, bacalhau ou pernil?

CURTA O IG COMIDA NO FACEBOOK E SIGA NO TWITTER

Peru
Que peru é um clássico do Natal ninguém dúvida. Recheado com farofa ou acompanhado de um molho encorpado, ainda deixa a mesa linda. Mas o mais melhor de tudo é a disputa anual para ver quem corta o primeiro pedaço. Na sua casa é assim?

PERU THOMPSON
PEITO DE PERU FATIADO COM MOLHO DE COGUMELOS
PERU ASSADO COM CEBOLA-PÉROLA E ERVAS

Veja mais: Saiba como deixar a carne do peru tenra e saborosa

Tender
A carne de porco redondinha é uma versão natalina do presunto do dia a dia. Pode ser acompanhado de sabores salgados ou doces, tudo combina com tender. E as sobrinhas ainda podem entrar em receitas de saladas, risotos ou sanduíches. Delícia pouca é bobagem.

TENDER COM ABACAXI GRELHADO E MOLHO DE MOSTARDA
RISOTO DE TENDER

Veja mais: Como fazer um tender perfeito

Bacalhau
No Natal de um país colonizado por portugueses pode até faltar peru, mas bacalhau, nunca. Em lombo ou lascas, fica bom assado, cozido, fritinho no azeite ou do jeito que você quiser. Os pratos preparados com o ingrediente dão ares de nobreza à ceia, e nem precisa gastar muito para servi-lo.

BACALHAU AO FORNO
BACALHAU ESPIRITUAL
BACALHAU ASSADO COM BATATAS, TOMATE E VINHO

Veja mais: Especial Bacalhau

Salpicão
Clássico com carinha brasileira, o salpicão serve como acompanhamento ou prato principal. Numa só tigela estão a salada, a carne, as frutas e também os toques pessoais, como batata palha, cereja ou pêssegos em calda. Cada família tem a sua receita, passada de geração para geração. A melhor, apostamos, é a da sua mãe.

SALPICÃO GRÃ-FINO
SALPICÃO COM BATATA PALHA 

Pernil
O pernil pode ser de porco, cordeiro, cabrito. De um jeito ou de outro, faz a alegria tamanho família. Essa carne de sabor acentuado é a perfeição para quem gosta de notas fortes e temperos marcantes. É o seu caso?

PERNIL DE PORCO NA PANELA
PERNIL COM MOLHO DE CERVEJA E BATATINHAS

Chester

O chester é a escolha de quem acha que a estrela do Natal é uma ave bem branquinha e leve. Com a combinação certa de temperos e cuidados no preparo, pode derrubar o principal concorrente, o peru.

CHESTER A MINEIRA

Veja mais: Conheça a diferença entre peru e chester

Veja mais: Ceia para 4 pessoas por menos R$ 100

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.